De Frank Miller e Dave Gibbons
608 páginas
Devir | 2021
Tradução: Marquito Maia
Reunir Frank Miller e Dave Gibbons no auge de suas carreiras, pouco tempo depois de entrarem para história da nona arte com obras que reverberam até hoje, não é para qualquer quadrinho. A Saga Completa de Martha Washington no Século XXI traz uma história que flerta com problemas reais, dos nossos dias, em uma trama de ficção científica. Cheia de sátiras políticas, críticas sociais e boas cenas de ação, a coletânea, que compila todas as histórias e especiais pela primeira vez no Brasil, em uma única obra, vai do nascimento de Martha Washington até a sua morte.
A primeira minissérie da coletânea é a melhor e destoa do restante. Intitulada “Grito de Liberdade”, a trama mostra o nascimento de Martha num Estados Unidos fascista, assolado pelo crime, pobreza e extrema desigualdade social. Mulher, negra, pobre, aprendendo a sobreviver diante de todas essas adversidades, crescendo em conjuntos habitacionais, Martha decide se alistar na PAX, as forças de paz do país, que defendem os interesses americanos em todo o mundo. E é a partir daí, que sua jornada heroica começa.
Com versatilidade de personagens, mas pouco desenvolvimento, Miller cria uma série que oscila ao longo das histórias. Existem especiais bem divertidos e outros muito fantasiosos, de uma maneira que foge do tom. No geral, o livro como um todo não tem o mesmo nível da primeira minissérie. Confessamos que, quando ficou tudo muito futurista, a história não nos prendeu da mesma forma do início. A arte de Gibbons é ótima, mas temos ressalvas quanto à colorização. Com o passar das páginas, as cores vão ganhando um aspecto menos natural e mais “plastificado”.
A Saga Completa de Martha Washington no Século XXI é um ótimo quadrinho, que apesar de oscilar nas diversas histórias, não tem vergonha de soar ridículo em suas provocações, mas sem deixar de ser crítico e divertido. Um acerto da Devir em resgatar a obra completa no Brasil, pela primeira vez.