Rutu Modan e Laerte irão se encontrar em um debate durante o 4º Festival Literário do Museu Judaico de São Paulo. A quadrinista israelense, autora de “Túneis” e de “A Propriedade”, ambas publicadas no Brasil pela WMF Martins Fontes, virá ao país para participar do evento, que acontece de 9 a 12 de outubro, na capital paulista.
Modan começou a produzir HQs para jornais e revistas em 1994. Trabalhou na versão israelense da revista MAD e, em 1995, fundou a Actus Tragicus junto de Yirmi Pinkus, um coletivo de quadrinistas com o objetivo de publicar suas obras de forma independente. Venceu o Prêmio Eisner duas vezes, a primeira por “Exit Wounds”, inédito no Brasil, e a segunda por “A Propriedade”. A autora chegou a constar entre os convidados da Bienal de Quadrinhos de Curitiba, realizada no início de setembro, mas sua presença foi cancelada em comum acordo entre o evento e Rutu Modan, após supostas ameaças de protestos durante sua participação, revelou a organização da Bienal.
Na mesa “Quer que eu desenhe?”, prevista para o dia 10 de outubro, às 19h, Rutu Modan e Laerte Coutinho conversam sobre ilustração, sátira e política, dentro e fora dos quadrinhos, conforme descrito na programação oficial. A cartunista brasileira já havia demonstrado publicamente seu apreço pelos quadrinhos da israelense, em postagem na rede X.
Obrigada, Martins Fontes! Rutu Modan faz o melhor quadrinho do mundo. Ela e a Alison Bechdel. pic.twitter.com/yLFjB6inNV
— Laerte (@LaerteCoutinho1) February 21, 2025
O Festival Literário do Museu Judaico de São Paulo tem como tema este ano “Emet: a verdade tem começo, meio e fim?”. De acordo com o evento, a proposta é entrelaçar perspectivas judaicas e não judaicas para “propor reflexões sobre os desafios para a construção coletiva da verdade – no registro histórico, nos relatos de traumas pessoais e comunitários, nas narrativas literárias“. Entre os demais convidados internacionais estão Fania Oz, Scholastique Mokasonga, Eva Illouz e Jennifer Teege.
A programação é totalmente gratuita e acontece no espaço do museu, localizado na Rua Martinho Prado, 128, Bela Vista, São Paulo. De acordo com a organização, as mesas serão gravadas e disponibilizadas ao público online, no canal do museu no YouTube.