O roteirista de quadrinhos estadunidense Peter David morreu no último sábado (24), aos 68 anos. Responsável por importantes fases de personagens como Hulk, Aquaman e Homem-Aranha, ele vinha sofrendo de problemas de saúde nos últimos anos, como derrames e insuficiência renal. O falecimento foi noticiado pela esposa, Kathleen O’Shea David, em sua página no Facebook.
Apaixonado por quadrinhos desde criança, Peter David começou sua carreira na Marvel no departamento de vendas, na década de 1980. O quadrinista recebeu a primeira oportunidade de escrever suas histórias quando ainda estava no comercial da editora, na revista O Espetacular Homem-Aranha. Depois, foi o responsável por O Incrível Hulk, que à época estava perdendo força. Seu trabalho com o personagem, em uma fase que durou 12 anos, é considerada uma das mais emblemáticos do herói. É dessa fase o clássico “Hulk: Futuro Imperfeito” (Panini/2020), desenhado por George Pérez, que apresentou aos leitores o Maestro.
David também foi cocriador do Homem-Aranha 2099, ao lado de Rick Leonardi, e teve uma importante passagem pelo Aquaman, entre 1994 e 1998, que está sendo publicada atualmente pela Panini em edições compiladas. Entre outros grupos e personagens que escreveu estão X-Factor, Wolverine, Supergirl, Capitão Marvel e Justiça Jovem.
Os últimos anos do quadrinista foram marcados por dificuldades financeiras. Mais de uma vez, a família do roteirista iniciou campanhas de financiamento coletivo online para custear seus tratamentos de saúde. Em março, uma nova campanha foi iniciada, após David perder a assistência do Medicaid, programa de saúde que oferece cobertura médica gratuita ou de baixo custo para pessoas de baixa renda e idosos. A família passou a arcar com todos os custos o que os “afundou em dívidas”, nas palavras de Kathleen. Peter David deixou a esposa e quatro filhas.