Durante sua participação na Rodada de Lives, a Tábula Editora anunciou que trará ao Brasil a HQ “Quentin por Tarantino”, do quadrinista francês Amazing Améziane, em junho de 2025. A obra é o segundo livro da “Trilogia dos Cineastas” de Améziane, que também conta com “Don Coppola” e “Martin Scorsese”, ambas inéditas no Brasil.
Em “Quentin por Tarantino”, uma obra de não-ficção publicada originalmente em 2022 pela Editions du Rocher, Amazing Améziane coloca a si mesmo como entrevistador de Quentin Tarantino, que narra sua trajetória. Como se fosse um relato em primeira pessoa, a HQ ilustra toda a carreira do diretor. Tarantino conta desde o momento em que trabalhou como balconista de uma videolocadora, que começou a dirigir filmes independentes, até quando se tornou um dos diretores mais conhecidos de Hollywood.
O autor da HQ não deixa de abordar as polêmicas que envolvem o diretor. Um exemplo disso foi a época do movimento #MeToo, quando Uma Thurman, atriz principal de Kill Bill, revelou que Tarantino já a agarrou pelo pescoço e cuspiu nela durante a gravação do filme. Tarantino, posteriormente, se retratou sobre o caso em entrevista para o Deadline.
Amazing Améziane já foi diretor de arte, ilustrador e designer antes de ser quadrinista. Além da “Trilogia dos Cineastas”, ele é coautor de “Miss Davis” (Agir/2020) e “1984 em Quadrinhos” (Nova Fronteira/2021), ambos ao lado de Sybille Titeux de la Croix; “Esperanças Destroçadas: Tiananmen 1989” (QS Comics/2021), com Lun Zhang e Adrien Gombeaud; e autor de “Nazi Killers: A história do exército secreto de Churchill” (Nova Fronteira/2024).

Quentin Tarantino é conhecido por seus filmes com cenas de ação lúdicas, recheadas de sangue e dramatização. Entre suas obras estão “Pulp Fiction” (1994), “Kill Bill” (2003), “Bastardos Inglórios” (2009) e, seu filme mais recente, “Era Uma Vez em Hollywood” (2019).