6 setembro 2022

Prisioneiro dos Sonhos – O Processo, Vol.2

Por Fora do Plástico

De Marc-Antoine Mathieu
48 páginas
Comix Zone | 2022
Tradução: Fernando Paz

Incrivelmente inventivo, O Processo, segundo quadrinho da série Prisioneiro dos Sonhos lançada pela Comix Zone, traz uma trama que, assim como a anterior, faz um uso absoluto da mídia de quadrinhos. Julius Corentin Acquefacques se torna um viajante em sua própria história, uma história na qual suas ações são vitais e nada, absolutamente nada acontece ao acaso. Cada página guarda detalhes cruciais.

Marc-Antoine Mathieu instiga o leitor desde o princípio. E, desta vez, o resultado é ainda mais surpreendente que o do volume anterior, que já era fantástico. Na trama, o protagonista se depara com um duplo, uma outra versão de si mesmo aparece em sua cama, assustado, dizendo coisas que parecem não fazer sentido.

O uso da metalinguagem, como feito aqui, exige que o leitor esteja atento, que participe ativamente da leitura. É fruto de uma criação cuidadosa, que cuida de todos os detalhes, que pensa o quadrinho para além do convencional. E isso é o ápice dessa série, estamos lendo uma história em quadrinhos que se transborda.

A arte é fundamental para que o resultado seja obtido. Nesta edição, a espiral possui uma força especial, ligada ao próprio roteiro: é estético e funcional. A sensação claustrofóbica, de aprisionamento que marca o primeiro volume reaparece aqui, porém de uma forma distinta, agora, trabalhada principalmente nas repetições.

A experiência em quadrinhos que Mathieu propõe em O Processo é difícil de ser descrita. O casamento entre forma e conteúdo proporciona essa viagem surrealista que brinca conosco e nos impressiona. Um material (e o uso dessa palavra é proposital) que merece ser revisitado.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado