O Prêmio Cultural Osamu Tezuka 2024, um dos mais importantes do Japão, anunciou seus vencedores no início da semana, através do jornal japonês Asahi Shimbun.
O Grande Prêmio foi para “PLINIVS”, de Mari Yamazaki e Miki Tori. O mangá, que teve 12 volumes, é uma biografia do naturalista romano Plínio, o Velho, publicada de 2013 a 2023 e ainda inédita no Brasil. De explosões vulcânicas e maremotos à ecologia de plantas e animais, a obra reproduz ainda partes de “História Natural”, a enciclopédia que Plínio escreveu no ano 77. Yamazaki é também autora do consagrado mangá “Thermae Romae”, publicado pela JBC.
O prêmio de Melhor Novo Autor foi para “Kanda Gokura-cho Shokunin Banashi”, de Akihito Sakaue, mangá que conta as histórias do cotidiano de artesãos do período Edo, no Japão. Já o prêmio Melhor História Curta ficou com “Tsuyukusa Natsuko no Isshō”, de Miri Masuda, slice of life que acompanha uma mangaká de 32 anos e que também aborda a pandemia de COVID-19.
A premiação
Ao todo, foram dez mangás indicados, entre eles “Oshi no Ko – Minha Estrela Preferida”, de Aka Akasaka e Mengo Yokoyari (em publicação no Brasil pela Panini), “Tokyo Higoro”, de Taiyo Matsumoto, e “Chi no Wadachi”, de Shuzo Oshimi.
Para concorrer ao prêmio, o mangá precisava ter tido pelo menos uma edição publicada em 2023. A cerimônia de premiação será realizada no dia 6 de junho.