23 maio 2023

Pente Quente

Por Fora do Plástico

De Ebony Flowers
184 páginas
Veneta | 2023
Tradução: Dandara Palankof

Em Pente Quente, Ebony Flowers conta ao leitor histórias curtas, todas ligadas por um fio: o dos cabelos das mulheres negras. As tramas, em algum momento, irão passar pela relação identitária entre os cabelos e as personagens, mesmo que não sejam exatamente seu assunto principal.

Iniciamos pela história que dá nome à obra, em que Ebony relembra quando foi ao salão com a mãe para fazer um relaxamento capilar pela primeira vez. É uma experiência sensorial, movida pela memória, em que o leitor é levado a conhecer as sensações que a autora sentiu, as músicas que tocavam, o contexto. Essa introdução dá o tom das demais tramas apresentadas, que vão de histórias bem curtinhas a outras mais longas e mais bem desenvolvidas.

Pente Quente consegue aproveitar muito bem a potência do tema, com um olhar para a opressão ligada ao controle do cabelo das mulheres negras: alisamentos, relaxamentos, a inserção em um padrão de beleza que doma e pasteuriza as muitas curvaturas desses fios. Mas há também a relação entre os cabelos e a comunidade, em especial, a comunidade negra feminina. Sem dúvidas, o ponto alto do quadrinho são as interações entre as personagens, sempre genuínas.

A HQ se beneficia de suas histórias mais longas, com destaque para O Último Sábado em Angola, Lena Minha Irmã Caçula e Irmãs e Filhas. As mais curtas parecem abruptas, quase como esboços, e nos deixaram com aquela sensação de que seriam melhor aproveitadas se ganhassem algumas páginas a mais.

Predomina uma estética de zine, algo que pode causar estranhamento em alguns leitores, mas que é completamente funcional para o propósito da obra. Flowers desenvolve seu traço um pouco mais nas criativas imagens que são como paródias de propagandas de produtos para cabelos, que se intercalam entre as histórias.

Lançado pela Veneta, Pente Quente é um testemunho, uma obra que discute raça, padrão de beleza, questões sociais e familiares. De fato, nem todas tramas são focadas nos cabelos, mas todas tocam nesse tema com a força e a conexão necessárias, e que nos fariam ler dezenas de outras histórias dessas.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado