De Reginald Hudlin e John Romita Jr.
160 páginas
Panini Comics | 2022
“Quem é o Pantera Negra?” é um ótimo ponto de partida para leitores não familiarizados com o herói. Hoje, com a popularidade do Universo Cinematográfico Marvel, essa frase pode soar estranha, mas quando Reginald Hudlin e John Romita Jr. propuseram esse quadrinho, em 2005, não existia uma edição que melhor desenvolvesse o universo do herói.
Um thriller político de ação, em um ritmo bem cinematográfico, a HQ acompanha T’Challa defendendo Wakanda de uma invasão liderada pelo Garra Sônica, vilão responsável pela morte de seu pai, T’Chaka. A HQ não apenas responde a pergunta do título, como também contextualiza – algumas vezes com flashbacks – questões em torno da nação de Wakanda, mostrando suas tradições, o que representa a figura do Pantera Negra naquela sociedade e, claro, todo avanço tecnológico. Cabe dizer que Hudlin modernizou e inseriu elementos na mitologia do personagem, como Shuri, a irmã do herói da Marvel.
A história, em si, é envolvente. Principalmente quando foca nas questões geopolíticas e econômicas. No entanto, o desenvolvimento da segunda metade é apressado, embaraçoso, ainda mais pelo excesso de personagens. Sem falar que alguns desfechos chegam a ser ingênuos.
A arte de John Romita Jr. funciona muito bem para a proposta. O desenhista consegue desenvolver a ambientação, com destaque para as paisagens de Wakanda, que ganha mais nuances com as cores de Dean White.
Mesmo com seus problemas, o quadrinho é ótimo para os recém-chegados ao universo do Pantera Negra. É verdade que a HQ não se aprofunda tanto em T’Challa enquanto personagem, mas é um passeio divertido pela mitologia do herói.