Demorou, mas chegou: o 12º volume de “Frieren: Uma Jornada Para o Além” foi impresso e deve começar a ser entregue aos leitores brasileiros. A edição, que vem acompanhada de um livreto especial com uma história sobre a abertura do anime, foi anunciada pela Panini Comics em maio do ano passado, com lançamento previsto para agosto de 2024. Só agora, no entanto, o mangá deve começar a chegar às bancas e lojas especializadas, já que, nesta segunda-feira (12), a editora revelou em um story no Instagram que o material já está impresso.
A obra estreou no Brasil em julho de 2022 e o encadernado mais recente, o número #11, foi lançado por aqui em março de 2024. Atualmente, o mangá conta com 14 volumes publicados no Japão e permanece em andamento na revista Shonen Sunday, da Shogakukan, que veicula o quadrinho em periodicidade semanal desde meados de 2020.
Escrito por Kanehito Yamada e ilustrado por Tsukasa Abe, “Frieren: Uma Jornada Para o Além” rapidamente se tornou o carro-chefe da editora Shogakukan. Vencedor do Manga Taisho e do Prêmio Cultural Osamu Tezuka, em 2021, o título já possui mais de 22 milhões de cópias em circulação no mundo todo. Além do reconhecimento alcançado pelas premiações, o mangá ganhou um novo impulso de popularidade com a estreia do anime, exibido mundialmente no fim de 2023. Segundo dados revelados pela Shogakukan, a série chegou a vender mais de 7 milhões de exemplares num período de 2 meses que se sucederam à estreia do anime.
A história é protagonizada por Frieren, uma elfa que após derrotar o Rei Demônio com seus antigos companheiros, decide refazer os passos da jornada que fizeram juntos, mas agora sem a velha companhia. Sozinha, devido à sua longuíssima vida em comparação à dos amigos humanos, ela relembra os momentos marcantes de sua trajetória em cenas que mesclam aventura com uma boa dose de melancolia.
Além dos prêmios já mencionados, “Frieren” também venceu a 58ª edição do Kodansha Manga Award no ano passado. Segundo a revista japonesa Tsukuru, em 2024 a obra registrou a maior tiragem inicial da Shogakukan para cada volume lançado no ano, com 700 mil exemplares por edição. Com isso, “Frieren” desbancou “Detective Conan”, que liderava esse ranking entre todas as franquias da editora há vários anos consecutivos, mas desta vez ficou com o segundo lugar.