Em maio, chega ao Brasil pela Devir mais uma obra do quadrinista espanhol Paco Roca, autor de títulos como “A Casa”, “O Abismo do Esquecimento” e “Regresso ao Éden”. Na verdade, duas HQs de uma só vez: em “O Farol / O Jogo Lúgubre”, a editora brasileira reúne em um única edição dois quadrinhos do multipremiado autor.
Embora tenham sido publicadas originalmente de forma separada, “O Farol” em 2004 e “O Jogo Lúgubre” em 2012, as duas histórias compartilham um tema recorrente na carreira do quadrinista: os cenários de guerra que marcaram a Espanha. Além disso, esta não é a primeira vez que as HQs foram compiladas em um único volume. Em 2018, a coleção portuguesa Novela Gráfica, parceria entre a editora Levoir e o Jornal O Público, publicou o quadrinho no mesmo formato.
Em “O Farol”, o leitor segue Francisco, um jovem oficial republicano de dezessete anos tentando atravessar a fronteira francesa em busca de segurança. Durante a fuga, ele encontra um velho farol perdido em um quebra-mar solitário, onde é acolhido por Telmo, o faroleiro. Com suas histórias de aventureiros livres que navegam por mares desconhecidos e descobrem lugares maravilhosos, Telmo tenta devolver a Francisco a vontade de viver e de sonhar.
Já em “O Jogo Lúgubre”, o cenário é 1936, em meio a uma Europa agitada pelo crescimento do fascismo e às vésperas da Guerra Civil Espanhola. Jonás, um jovem de Madri, viaja a trabalho para Cadaqués (Girona), onde atuará como secretário de um enigmático pintor surrealista. Em meio a mistérios e boatos que cercam a casa do artista, Jonás verá a atmosfera macabra se transformar em seus piores pesadelos.
A edição brasileira de “O Farol / O Jogo Lúgubre” contará com 144 páginas, formato 26 x 20 cm e tradução de Claudio Martini.