A editora Record prevê para outubro diferentes lançamentos relacionados a Asterix. Anunciado na Rodada de Lives com Editoras deste ano, o primeiro volume do omnibus do gaulês mais famoso dos quadrinhos deve ser publicado no fim do próximo mês, enquanto o inédito “Asterix e o Grifo”, acaba de ser liberado para a gráfica e pode chegar às livrarias ainda na primeira quinzena de outubro.
Apesar de o formato omnibus ser associado a edições volumosas, com muitas páginas, o padrão para Asterix será compilar três volumes das histórias do gaulês, em ordem cronológica de publicação. O volume um reúne, portanto, “Asterix – O Gaulês”, “Asterix – A Foice de Ouro” e “Asterix e os Godos”. Publicados originalmente entre 1961 e 1963, as três HQs são assinados pelos criadores René Goscinny e Albert Uderzo. Todos os três já haviam sido lançadas no Brasil pela Record, em formato álbum.
“Asterix e o Grifo” foi lançado originalmente em 2021 e faz parte das publicações mais recentes do personagem, com autoria de Jean-Yves Ferri e Didier Conrad. A história segue Asterix, Obelix e Panoramix em uma aventura nas terras geladas dos sármatas para encontrar o lendário Grifo, uma criatura mítica que está sendo caçada pelos romanos. O quadrinho corresponde ao 39º volume da série e será lançado no formato álbum que a Record vinha adotando para a série.
A editora ainda informou ao Fora do Plástico que planeja reimprimir, também em outubro, os álbuns “Astérix Gladiador”, “Uma Volta Pela Gália Com Asterix” e “Asterix e Cleópatra”, que correspondem aos volumes de 4 a 6 da publicação original das HQs do gaulês.
Para 2025 está prevista a publicação do último volume de Asterix lançado, até o momento, “Asterix e o Íris Branco”, que marca a troca de roteirista para Fabcaro, enquanto a arte se mantém com Didier Conrad.