De Esteban Maroto (Adaptando contos de H.P Lovecraf)
92 páginas
Pipoca & Nanquim | 2019
Tradução: Denise Schittine
Para os fãs de H.P Lovecraft, Os Mitos de Cthulhu é um prato cheio. Na HQ, três contos deste grande nome horror são adaptados para os quadrinhos por Esteban Maroto. O autor espanhol, que tem a editora Pipoca & Nanquim como casa no Brasil, faz um trabalho belíssimo com a arte, mas esbarra em um roteiro morno.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Maroto parece adaptar de forma fiel os textos de Lovecraft, mas os contos nos pareceram um tanto superficiais para leitores pouco acostumados com o universo lovecraftiano. Alguns contos chamaram mais nossa atenção e, apesar do bom ritmo devido ao tamanho das histórias o quadrinho não nos cativou.
A ambientação criada pelo artista é o ponto alto do quadrinho. É notável como a arte casa perfeitamente com a temática sombria dos contos. No preto e branco marcante de Maroto, sentimos uma imersão especial naquelas histórias, por isso, sem dúvidas, consideramos que o ápice desta HQ são as ilustrações.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Como reforçamos, Os Mitos de Cthulhu nos parece um quadrinho bem focado em seu nicho (ao qual a editora Pipoca & Nanquim atende com diversas obras). Para esses leitores, talvez, a obra desperte sentimentos diferentes. Para nós, o quadrinho não vai muito além de um belíssimo álbum gráfico.