Depois de publicar em 2023 “O Estranho Conto da Ilha Panorama”, que marcou o retorno de Suehiro Maruo ao Brasil após quase 20 anos, a Pipoca & Nanquim vai publicar mais uma obra do mangaká expoente do ero-guro. Em setembro, será lançado o primeiro volume de “O Vampiro Que Ri” e a pré-venda já está disponível.
Esta será a segunda vez que a obra chega ao Brasil. A primeira edição, lançada entre 2004 e 2006 pela Conrad, saiu também em dois volumes, mas com títulos diferentes entre si: “O Vampiro que Ri” e “Paraíso: O Sorriso do Vampiro”.

O quadrinho foi lançado originalmente no Japão entre 1998 e 1999, quando seus capítulos fizeram parte da revista seinen Young Champion, da Akita Shoten. Em 2016, recebeu uma nova coleção pela editora japonesa Kadokawa, que manteve o formato original, mas trouxe mudanças nas capas e no acabamento. A edição da Pipoca & Nanquim é inspirada na primeira versão da obra, utilizando as mesmas ilustrações das capas. A tradução é de Drik Sada.
Nome de destaque do ero-guro, gênero que mistura o erótico ao grotesco, Suehiro Maruo é tido como uma das mais proeminentes vozes dos mangás de horror. O mangaká costuma apostar na violência gráfica e no surrealismo para construir a maior parte de suas narrativas, tendo em seu vasto portfólio mais de 37 publicações, o que inclui contribuições para a famosa revista Garo, destinada aos quadrinhos underground.
Na história de “O Vampiro Que Ri”, a juventude está perdida. Entre drogas, sexo por dinheiro e demonstrações gratuitas de violência extrema, os alunos de uma turma do Ensino Fundamental tentam preencher suas vidas vazias com doses cavalares de sadismo e degeneração. Até que aparece o filho de um mal antigo, que assombra o Japão desde as ruínas de Hiroshima. O vampiro vem purgar os pecados dessas almas errantes em um macabro banho de sangue.
Além de “O Estranho Conto da Ilha Panorama” e os dois volumes de “O Vampiro Que Ri”, Maruo teve uma coletânea de contos publicada pela Conrad em 2005, intitulada “Ero-Guro: O Erótico Grotesco”.
