14 outubro 2023

O Estranho Conto da Ilha Panorama

Por Fora do Plástico

De Suehiro Maruo
292 páginas
Pipoca & Nanquim | 2023
Tradução: Drik Sada

O Estranho Conto da Ilha Panorama marca o retorno de Suehiro Maruo às livrarias brasileiras. O mangaká conhecido por misturar terror e erotismo grotesco volta a ser publicado, após mais de 15 anos, com uma HQ baseada no romance homônimo de Edogawa Rampo. Com uma premissa convencional de troca de identidade e um grande poder visual, o mangá pode ser tido como o menos escatológico de Maruo, mas segue perturbador por expor contradições de valores éticos e morais.

Ambientada na década de 1920, a história é centrada em Hirosuke Hitomi, um escritor fracassado que tenta a publicação de seu novo romance. Ele está escrevendo sobre uma ilha, um lugar hedonista para os adultos se entregarem à beleza e à luxúria. Sem empolgar o editor e enfrentando dificuldades financeiras, ele vê uma oportunidade de mudar de vida, quando descobre da morte de Gonzaburo Komoda, um antigo colega de escola com quem muito se parecia. Komoda é herdeiro de uma das famílias mais ricas do Japão e assumir a sua identidade é uma oportunidade de usar sua fortuna para colocar em prática o sonho extravagante de construir um paraíso dos excessos.

Ocupar o lugar de Komoda requer cuidados para não ser descoberto. O protagonista precisa lidar com a viúva Chiyoko e seus homens de confiança, o que dá à trama um ar de suspense. Os medos e o desespero de fazer qualquer coisa para tornar seu delírio realidade fazem Hitomi passar por uma mudança psicológica. À medida que o paraíso se materializa, mais perturbado o personagem fica. E esse retrato psicológico de Hitomi é o ponto alto da obra.

Assim, O Estranho Conto da Ilha Panorama apresenta um mundo de ilusões. A ilha é uma grande fachada, assim como a vida de Hitomi. Ele busca uma forte influência europeia na ambientação do local, trazendo elementos greco-romanos e da renascença. E tudo isso é representado de forma encantadora por Suehiro Maruo. Traços finos, com uma expressividade perturbadora e muitos detalhes nas paisagens.

Ainda que o final seja abrupto, O Estranho Conto da Ilha Panorama é uma ótima primeira aproximação com seu autor. É um horror psicológico que fascina, com um jogo de opostos, quase estético, entre vida e morte.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado