12 março 2023

O Sol é Para Todos

Por Fora do Plástico

De Fred Fordham (Adaptando livro de Harper Lee)
288 páginas
José Olympio | 2019
Tradução: ‎ Marina Vargas

Um dos mais celebrados livros da literatura norte-americana, O Sol é Para Todos, de Harper Lee, ganhou, ao longo dos anos, versão para os cinemas, os palcos e, agora, para os quadrinhos. Nesta edição, adaptada e ilustrada por Fred Fordham acompanhamos de perto as alegrias, descobertas e dilemas da pequena Scout e sua família, durante o período da Grande Depressão, na década de 1930.

Leitura praticamente obrigatória nas escolas dos Estados Unidos, a obra de Harper Lee tem diferentes nuances que a torna complexa. Além da trama inocente de Scout, Jem e Dill, envolvendo seu vizinho recluso, Boo Radley, a história também tem um lado denso, que envolve o exemplar Atticus Flinch, pai das crianças, e o julgamento de Tom Robinson.

Fordham adapta fielmente a obra, transcrevendo, inclusive, trechos do romance original. Em sua versão, publicada no Brasil pela editora José Olympic, podemos perceber com bastante destaque os temas sociais, principalmente o preconceito racial, abordado por Harper Lee. As ilustrações do autor intensificam alguns dos momentos mais tensos do livro, fazendo da adaptação uma versão à altura.

É evidente que parte do nosso encantamento pela HQ tem origem na qualidade do romance de Harper Lee. No entanto, o cuidado de Fred Fordham em adaptar com carinho a obra é, sem dúvidas, digno de nota. O Sol é Para Todos parece ainda mais delicado, intenso e cruelmente realista nos traços do autor.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado