20 junho 2023

O Segredo da Força Sobre-humana

Por Fora do Plástico

De Alison Bechdel
240 páginas
Todavia | 2023
Tradução: Carol Bensimon

Em O Segredo da Força Sobre-humana, Alison Bechdel relata sua relação com as atividades físicas ao longo de seus 60 anos de vida. Desde a descoberta da corrida, ainda na infância, passando pelas tendências esportivas de cada década, até sua relação com a natureza e o envelhecimento, a autora de Fun Home cria uma obra que é, sobretudo, mais uma de suas autobiografias.

É possível descobrir mais do seu processo produtivo, criar conexões com seus quadrinhos anteriores, conhecer mais a fundo sua vida como um todo, já que cada década é retratada em um capítulo. Para dar mais dinamismo às 240 páginas da HQ, repletas de texto, Bechdel usa de um humor ácido, que não poupa ninguém, muito menos a si mesma.

Junto a situações episódicas de sua trajetória pessoal em busca da “força sobre-humana”, a autora cria paralelos com a biografia de escritores como Jack Kerouac, Margaret Fuller e Adrienne Rich. A execução dessas transições pode parecer um pouco abrupta a princípio, mas vai se tornando cada vez mais intuitiva à medida que as páginas avançam.

A arte de Bechdel retrata até mesmo seus modelos preferidos de roupas esportivas, relembra velhos conhecidos para os leitores de Fun Home, e abre espaço para páginas inteiras focadas em paisagens ou em infografias. Ao seu lado, nas cores, está sua esposa Holly Rae Taylor que dá um visual alegre às páginas (completamente diferente do tom mais seco das suas obras anteriores).

Publicado pela Todavia, O Segredo da Força Sobre-humana pode não ser a obra mais relacionável de Alison Bechdel. Mas, mesmo que o leitor não tenha os mesmos interesses da autora, a universalidade de temas como envelhecimento, a relação com o outro, com a natureza e com o próprio corpo garantem uma jornada deliciosa ao lado da cartunista. Não seria estranho ler as últimas páginas dessa HQ e ter o desejo súbito de correr uma maratona, ou talvez só começar uma caminhada matinal.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado