13 setembro 2022

O Retorno do Messias

Por Fora do Plástico

De Mark Russel, Richard Pace e outros artistas
176 páginas
Comix Zone | 2021
Tradução: Érico Assis

O Retorno do Messias, de Mark Russel e Richard Pace, é um curioso quadrinho que explora a ideia de Jesus voltar à Terra para ser colega de quarto de Solar, um super-herói, equivalente ao Superman. Isso tudo é um plano divino para que Jesus seja mais firme e entenda o motivo de as pessoas terem absorvido sua mensagem tão mal. Um quadrinho absurdo e provocativo, que apesar de proporcionar momentos engraçados aqui e ali, como um todo, é uma obra que não empolga, não tem clímax e não vai muito além de sua premissa.

A abordagem de paródia à fé cristã é até respeitosa, por incrível que pareça. Não achamos que os conceitos discutidos ali são tão ofensivos. Imaginávamos até um sacrilégio maior, pelo barulho que a produção causou nos Estados Unidos. É claro que existe o humor, muita piada, mas nada que o leitor não tenha visto em outro lugar. Inclusive, o olhar irônico sobre a religião, a forma inusitada de levantar assuntos referentes ao cristianismo é o ponto alto. No entanto, ao longo das páginas, a HQ vai perdendo energia. Aquilo que realmente era interessante no início vai ficando tedioso e nos distanciou da leitura.

As ilustrações de Richard Pace são boas e funcionais para a trama. Um destaque é para o traço usado na representação do “passado”, que nos agradou mais em relação ao que é usado para retratar o presente. Destaque também para sua caracterização do céu que é muito criativa.

Quando terminamos de ler, tivemos a sensação de que O Retorno do Messias poderia ser bem mais do que apresenta. Este é um quadrinho morno, que não chega a ser ruim, mas tampouco é memorável. Uma HQ que mira em Monty Python, mas não corresponde às expectativas da proposta.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado