7 setembro 2022

Por dentro da Le Storie, coleção de HQs da italiana Bonelli

Por Fora do Plástico

Le Storie foi uma série mensal de quadrinhos da italiana Sergio Bonelli Editore. Idealizada em 2012, cada volume da série propõe uma história autônoma (ou divida em poucos livros), sem relação com os personagens clássicos da editora. As equipes criativas e os gêneros são diversos e variam a cada edição. Assim, não existe um protagonista recorrente.

E quem são os personagens clássicos da Bonelli?

Tex, Mágico Vento, Dylan Dog, Ken Parker, Zagor, Julia, Mister No, entre outros.

 

Uma homenagem ao passado

Entre 1976 e 1980, a Bonelli publicou a série “Um Homem, Uma Aventura”. Com 30 volumes,  a coleção foi inovadora para o mercado, na época, pela proposta de trazer histórias fechadas, com temas diversos e total liberdade criativa para os artistas envolvidos. Além disso, dava espaço para que os artistas da casa pudessem publicar seu material autoral sem sair da “casa”.

Foi na intenção de resgatar esse modelo de  publicação que a editora lançou a Le Storie.

A Le Storie foi encerrada no 100° volume, em janeiro de 2021. No entanto, a numeração segue com a republicação de histórias clássicas da Bonelli, sob o título Le Storie Cult. Algumas dessas aventuras foram publicadas no período da revista “Um Homem, Uma Aventura”, que foi, como comentamos, uma grande referência para criação desta série.

 


Edições da Le Storie já publicadas no Brasil

Por aqui, títulos da Le Storie foram publicados por diferentes editoras como Panini, Skript e Trem Fantasma. Confira abaixo as edições já lançadas (ou seja, não estamos considerando que foram apenas anunciados).

 

Chanbara

Roberto Recchioni e Andrea Accardi Publicado pela Panini Comis em 2019

Compilando as histórias “A Redenção do Samurai” (Le Storie 2) e “As Flores do Massacre” (Le Storie 15), Chanbara, como o nome já entrega, gira em torno da temática samurai, abordando no roteiro temas como traição, vingança e honra. Com ótimas cenas de ação e uma narrativa exuberante, a parte gráfica de Andrea Accardi é o grande destaque da obra, já que a trama de vingança é bem genérica.

Sangue e Gelo

Tito Faraci e Pasquale Frisenda Publicado pela Trem Fantasma em 2020

Sangue e Gelo (Le Storie 47) impressiona pela ambientação histórica, já que a trama se passa no início do século XIX, acompanhando soldados franceses do exército napoleônico, que caminham pelo território russo devastado pelo seu próprio czar. Diante disso, temos uma luta desesperada dos homens pela sobrevivência, com direito ao sobrenatural permeando toda a história, ora de forma mais sutil, ora de forma mais explícita. A ponto de confundir o leitor sobre o que é real ou o que é apenas provocado pela imaginação dos personagens.

Mugiko

Gianfranco Manfredi e Pedro Mauro  Publicado pela Trem Fantasma em 2020

Uma trama de espionagem, Mugiko (Le Storie 59) segue o prisioneiro Ivan Ivanovic, o soldado mais frio, determinado e preciso da União Soviética, mas sua insubordinação o levou a ser encarcerado na Sibéria. Acontece que a Pátria Vermelha precisa novamente de seus serviços e Ivan ressurge como Mugiko, o agente secreto mais mortífero, sedutor e cínico que o mundo já viu.

O Sangue dos Mortais

Giancarlo Marzano e Tommaso Bianchi  Publicado pela Red Dragon em 2021

A história de O Sangue dos Mortais (Le Storie 58) é contada a partir do olhar dos dois jovens protagonistas: Isandro e Euristea. O primeiro é um mirmidão, um membro daquela população mítica da Tessália, cujo exército foi conduzido à Troia por seu próprio rei Aquiles. A segunda é uma jovem esposa e mãe troiana que encontramos pela primeira vez contemplando do alto das gigantescas muralhas de sua cidade, enquanto seu marido se destaca na batalha contra os aqueus.

Lavennder

Gianfranco Manfredi e Pedro Mauro  Publicado pela Skript em 2022

Lavennder (Speciale Le Storie 4) pode não ser uma história original, mas é, sem dúvidas, surpreendente.  A HQ de Giacomo Bevilacqua acompanha o casal Gwen e Aaron, que escolhem uma ilha deserta para passar cerca de 10 dias de férias. A trama flerta com clichês do gênero thriller para nos conduzir para uma história que parecia previsível, mas estava o tempo todo nos encaminhando para uma direção diferente.

O Fator Z

Giovanni Gualdoni e Marco Bianchini   Publicado pela Skript em 2022

O Fator Z (Le Storie 27) é ambientado em Nova York, onde uma epidemia zumbi tem se espalhado rapidamente. Helen, a protagonista, está presa no estúdio de TV em que trabalha, mas precisa atravessar a cidade para reencontrar o seu filho. Apesar desta premissa já ter sido vista outras vezes, o problema neste caso é a forma como ela é desenvolvida: o enredo é didático e raso, com coincidências e conveniências bobas.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado