
Naoki Urasawa, um dos mangakás mais celebrados da atualidade, esteve na França no último fim de semana para participar do 29º Festival de Quadrinhos de Amiens, cidade localizada ao norte de Paris. Convidado de honra do evento, ele inaugurou exposições dedicadas à sua obra, participou de sessões de autógrafos e masterclass, além de apresentar uma performance ao vivo que combina música e ilustração.
De volta ao país após cerca de oito anos, Urasawa revelou, em entrevista ao Le Nouvel Obs, que sua ida a Amiens parece guardada pelo destino, já que é grande admirador de Julio Verne, autor de clássicos como “Vinte Mil Léguas Submarinas”, “Viagem ao Centro da Terra” e “A Volta ao Mundo em 80 Dias”. O escritor francês viveu seus últimos 34 anos na cidade e possuía relação íntima com ela.

Ainda na entrevista, o quadrinista comentou seu processo criativo, ressaltando a influência dos gigantes do mercado franco-belga Moebius e Hergé em sua obra. Ele contou que seus personagens evoluem por conta própria e que seu papel se restringe a “cuidá-los e observá-los”. Quando questionado sobre ser rotulado como autor de histórias sombrias, respondeu: “Sou um escritor de dramas humanos, não é que eu escreva mangás sombrios, é o nosso mundo que está doente”.
A passagem de Naoki Urasawa pelo festival foi marcada por uma série de atividades. A principal delas foi a inauguração de duas exposições dedicadas à sua obra. No Halle Freyssinet de Amiens, principal espaço do evento, foi aberta uma mostra focada nas séries “Monster”, “Asadora!”, “Happy!” e “Yawara!”. Já a segunda ocupou a Maison de la Culture d’Amiens e teve como foco principal o mangá “20th Century Boys”, com diversos objetos e cenários recriados em tamanho real.
Naoki Urasawa em Amiens é um sonho realizado pela organização do evento. Segundo Pascal Mérlaux, co-criador do Festival de Quadrinhos de Amiens, a negociação que levou o mangaká ao evento durou três anos. Para Mérlaux, a ideia era mais que um sonho, “uma fantasia”, pois Urasawa tinha outros 70 convites para responder na mesma época em que foi chamado para participar do festival francês.

À rádio ici Picardie, o mangaká falou sobre o sucesso de suas criações na França e confessou sentir que os leitores franceses entendem sua obra com mais profundidade que os japoneses. A comparação entre os dois países não ficou por aí. Urasawa comentou que na França o mercado de livros impressos é dominante em relação aos digitais, algo que se difere do Japão e lhe “causa inveja”, brincou.
O 29º Festival de Quadrinhos de Amiens começou no dia 7 e irá até o dia 22 de junho, sempre aos fins de semana. A exposição de Naoki Urasawa na Maison de la Culture d’Amiens estará aberta para visitação até setembro. Tudo disponível gratuitamente como o resto da programação do festival.

NO BRASIL
A obra de Naoki Urasawa vem sendo publicada no Brasil pela Panini desde 2012, quando a editora relançou “Monster”, anteriormente publicado de forma parcial pela Conrad. Desde então, a editora lançou uma nova edição de luxo de “Monster” e publica atualmente a segunda coleção de “20th Century Boys”, também em edição especial. Outros títulos de Urasawa já lançados incluem “Pluto”, que recentemente ganhou uma adaptação em anime pela Netflix, e “Billy Bat”, publicado desde fevereiro e até então inédito no país. “Asadora!”, sua obra mais recente, foi anunciada no início de 2025 e deve chegar ainda este ano ao Brasil.