De Felipe Pan, Olavo Costa e Mariane Gusmão
160 páginas
Nemo | 2022
O raio caiu duas vezes no mesmo lugar. O trio Felipe Pan, Olavo Costa e Mariane Gusmão, autores do ótimo Gioconda, apresenta, um ano depois, outro belo trabalho. O Menino Rei se dedica a contar a curta trajetória do faraó Tutancâmon, talvez o mais famoso no ocidente. Além de muita pesquisa sobre a história do Antigo Egito, o quadrinho passa também pelos aspectos místicos e divinos para desenvolver uma trama sobre vida e morte.
A fama de Tutancâmon muito se deve ao fato de sua tumba ter sido encontrada intacta, há cem anos. Revelando, entre muitos artefatos, uma máscara mortuária que se tornaria um símbolo da opulência e poder da civilização egípcia. O que vamos ver na HQ, que já traz no nome uma de suas características, é que Tut foi um rei-menino, que precisou aprender a governar e a sobreviver, diante das adversidades. Seu pai, Akhenaten, havia feito uma reforma religiosa monoteísta, que rompeu com as crenças egípcias. Com sua morte, o que o jovem faraó herda é um conflito religioso em âmbito político e até mesmo pessoal. Qual caminho seguir?
Mesmo que tenha espaço para o místico, o roteiro de Pan é embasado em uma década de pesquisa, esmiuçada em várias páginas de notas ao final do livro. Inclusive, recomendamos que essa leitura seja feita em paralelo, para que a experiência seja ainda mais completa. Assim, o leitor verá que cada diálogo e cena, além de compor bem a narrativa, têm uma razão de existir. O julgamento post mortem de Tut, diante das deidades do Antigo Egito, é um recurso que não só remete à pauta religiosa, como também é um fio condutor para o enredo.
A arte de Olavo, somada às cores de Mariane, completa uma ambientação rica em detalhes, com ótimas páginas duplas e destaque para os hieróglifos, ornamentos, costumes e demais elementos que solidificam a ambientação. É tudo lindo, vivo, impressionante.
Ótimo para leitores que buscam obras históricas, O Menino Rei funciona como um mergulho no Egito dos faraós, seus deuses e seus feitos. Publicada pela Nemo, essa é daquelas HQs que nos explicam determinado assunto, sem a pretensão de ensinar. Como uma aula deliciosa, em que cada página é um portal para milênios atrás.