De Vera Brosgol
240 páginas
DarkSide Books | 2022
Tradução: Dandara Palankof
O Fantasma de Anya é divertido, surpreendente e autêntico, mesmo que use várias fórmulas das histórias adolescentes. Vera Brosgol faz um quadrinho que transita bem entre públicos ao contar a história de uma protagonista que tem suas nuances, imperfeições e que precisa lidar, ao mesmo tempo, com dilemas reais e sobrenaturais.
Na trama, Anya é uma jovem russa que levou alguns anos para se adaptar a viver nos Estados Unidos: perder o sotaque, emagrecer, não parecer tão… Russa. Ela tem uma única amiga na escola e secretamente inveja a vida perfeita dos alunos populares, que parecem não ter metade de seus problemas. Até que tudo muda, quando Anya cai em um poço e conhece o fantasma de Emily, uma garota que havia morrido lá. É a partir da sua relação com essa entidade de outro plano que a trama passa a ganhar novos contornos.
É notável que Brosgol usa o contato entre Anya e sua amiga fantasma para refletir sobre os dilemas que cercam a vida de um adolescente, desde os mais óbvios até os mais específicos. Como é o caso da herança russa, que é uma questão da própria autora, nascida em Moscou. A relação com a própria imagem, as comparações, as amizades, há um pouquinho de tudo aqui. E o melhor, mesmo que o leitor acredite que sabe os rumos da história, O Fantasma de Anya traz uma ótima reviravolta que é o ápice, aqui.
A arte de Brosgol traz elementos das animações e é bastante expressiva. Além disso, o uso de apenas tons de roxo colabora para a face sobrenatural da trama, criando toda uma ambientação própria para uma história de fantasmas. Vale lembrar que esta é uma republicação da DarkSide, uma vez que antes a HQ havia sido lançada no Brasil pela editora Jangada.
Juvenil, mas sem subestimar leitores que já não se enquadram neste público, O Fantasma de Anya sabe muito bem trabalhar a fórmula. Há muito daquilo que já vimos em outras histórias, sim. Porém, há uma maturidade para apresentar e desenvolver as questões propostas, com um tempero sobrenatural que se encaixa muito bem com a trama.