26 setembro 2022

As 100 Noites de Hero

Por Fora do Plástico

De Isabel Greenberg
224 páginas
DarkSide Books | 2022
Tradução: Maria Clara Carneiro 

Inspirada nas Mil e Uma Noites, Isabel Greenberg conta a trajetória de duas mulheres, em meio a dezenas de outras histórias que se entrelaçam, todas ambientadas em um mundo marcado pela opressão feminina. As 100 Noites de Hero, lançamento da DarkSide Books, é uma trama que facilmente embala o leitor pela cadência da narrativa. Somos apresentados inicialmente à Terra Primeva e sua mitologia, até que conhecemos Cherry e sua aia Hero, que secretamente são um casal.

Esse amor secreto é ameaçado quando o marido de Cherry parte em uma viagem de cem dias e faz uma aposta com seu amigo Manfred pela honra de sua esposa. Manfred quer provar que consegue seduzi-la, antes que seu ele retorne. O plano de Cherry e Hero é entretê-lo durante as cem noites, com as histórias fantásticas contadas pela aia. Histórias repletas de significados e que refletem o mundo e o contexto no qual a obra está inserida. Um cenário em que as mulheres são privadas de ler, de obter conhecimento ou de transmiti-lo. Em que elas são como propriedade ou troféus de seus maridos. Só resta a elas a resistência.

Um dos grandes destaques do trabalho de Greenberg é sua narração. Despojada, fluida, mas ao mesmo tempo épica. Ela busca referências na linguagem oral das matriarcas e nas descrições detalhadas dos épicos, sem perder um tom bem-humorado, quando praticamente conversa com o leitor.

A arte pode ser o ponto menos universal de As 100 Noites de Hero, uma vez que os traços da autora não são exatamente convencionais. As proporções desajustadas, os rostos semelhantes e as composições planas não chegam a nos incomodar, muito pelo contrário, toda a criação de mundo passa também pelo visual de Greenberg.

As 100 Noites de Hero carrega o poder dos contos e dos saberes femininos. É uma obra intrinsecamente ligada a elementos da nossa história, embora seja ambientada em um mundo de fantasia. Por isso, consegue usar de sua magia, para nos emaranhar em uma história, dentro de outra história, dentro de outra história, até que as palavras sobreponham tudo.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado