12 maio 2023

Contos Macabros de Kanako Inuki

Por Fora do Plástico

De Kanako Inuki
168 páginas
JBC | 2023
Tradução: Edward Kondo

Como uma degustação do horror de Kanako Inuki, Contos Macabros traz uma seleção de seis histórias curtas, em uma edição com comentários da própria autora. Seus personagens transitam entre o fofo e o bizarro, assim como as próprias tramas, nessa coletânea lançada pela JBC, que marca a estreia da “Rainha do Horror” no Brasil.

As histórias passam por bullying, obsessão, relações familiares, questões de autoimagem, sempre acrescentando o terror naquilo que há de mais humano: a forma como nos vemos, somos vistos e ainda como vemos o mundo. Ou seja, predomina um horror psicológico.

Há uma oscilação notável nas histórias que compõem o álbum, mesmo que seja uma seleção coerente e que funcione como coletânea. Algumas parecem pouco desenvolvidas ou apressadas, enquanto outras conseguem dosar melhor o ritmo e causar impacto de verdade.

É o caso de “Consultório do Bizarro” e “Desejos Realizados”. A primeira é centrada em um consultório médico, onde o Doutor Kanawa recebe uma paciente que se queixa de dores fortes no peito, porque está literalmente gestando o seu grande amor. Já “Desejos Realizados” traz uma princesa lindíssima, mas que, por ser cega, nunca pôde ver de fato a sua beleza ou as feições dos outros ao seu redor. Para sanar essa curiosidade que a consumia, ela decide fazer um pacto com o diabo.

Inuki tem um traço que, logo na capa, já se mostra perturbador. Seus personagens têm olhos saltados, rostos redondos e são especialmente expressivos em suas reações. Mas essas formas arredondadas garantem um toque de inocência infantil (aliás, muitos personagens são mesmo crianças) que provoca esse ar de estranhamento próprio da obra de Inuki.

Apesar de trazer uma seleção irregular, aqui ainda estão ótimos contos de Kanako Inuki e que parecem um bom primeiro contato com a autora. São histórias que se afastam de um horror mais gráfico ou escatológico, para focar nos sentimentos, nas percepções pessoais, naquilo que é comum nas nossas vidas, mas não menos aterrorizante. Já ficaremos na torcida para que outras obras da mangaká apareçam por aqui.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado