7 setembro 2022

Noite da Taverna

Por Fora do Plástico

De Marcel Bartholo (Adaptando obra de Álvares de Azevedo)
104 páginas
Ateliê da Escrita | 2021

Uma iniciativa da editora Ateliê da Escrita, Noite da Taverna adapta o famoso livro de Álvares de Azevedo. Bastante fiel ao texto e à linguagem da obra original, Marcel Bartholo transmite na HQ a morbidez da trama, utilizando recursos como a mudança de estilos na arte, para contar essa história.

Em uma noite regada a muito vinho, cinco amigos decidem narrar aventuras bizarras em que morte, delírios e desejo se entrelaçam. A cada capítulo vemos um dos homens contando um episódio e, para evidenciar a mudança de narrador, Bartholo emprega técnicas de desenho diferentes. Embora mantenha a linguagem do século XIX nesta adaptação, a obra não se torna carregada de texto, trazendo uma fluidez do início ao fim do enredo.

Apesar da adaptação cuidadosa, a HQ pode parecer ter cortes abruptos, principalmente em seu desfecho, o que pode confundir um pouco o leitor mais desavisado, que está tendo um primeiro contato com a obra de Álvares de Azevedo. Talvez, algumas páginas a mais no quadrinho resolveriam esse pequeno problema.

A arte de Marcel Bartholo é carregada de tons fortes e escuros, na maior parte do gibi. A escolha da paleta também se alterna à medida que os amigos vão narrando suas histórias, no entanto, o traço caricato se mantém em todas.

Voltada para jovens leitores e também para o uso didático, a adaptação de Noite da Taverna consegue apresentar a obra original sem perdas no conteúdo. Toda a morbidez e o tom ultrarromântico do autor são notáveis tanto na adaptação de texto quanto na arte de Bartholo.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado