9 janeiro 2023

Noir

Por Fora do Plástico

De Enrique S. Abulí e Jordi Bernet
184 páginas
Figura Editora | 2022
Tradução: Ernani Ssó

Enrique S. Abulí e Jordi Bernet, mesma dupla de Torpedo 1936, possuem uma extensa produção em conjunto. Seus anos trabalhando em parceria vão muito além da criação da marcante série dos quadrinhos espanhóis protagonizada por Luca Torelli. Parte desse material, agora, pode ser visto pelo leitor brasileiro em Noir, HQ que reúne vários contos, em que a ironia e o desconforto – marcas registradas desta dupla – se fazem presente, até as últimas consequências.

Compilando 23 histórias curtas, de diferentes pontos de vista e cenários, mas entrelaçadas pela vingança/amor, Noir explora o lado mais sombrio do homem. E um grande mérito dos autores é o equilíbrio em misturar esse lado sujo do gênero com um humor macabro, que assim como em Torpedo 1936, provoca o leitor.

Como em qualquer antologia, Noir tem tramas que se sobressaem. “Little”, “Se soubesse o que aconteceu depois”, “Mr. Monster” e “Crônica Negra”, são alguns deles. Vale dizer, a propósito, que a semelhança com Torpedo não para no tom satírico-visceral. Apesar da ambientação tão diferente entre as histórias, a construção visual dos personagens é comum nos trabalhos de Abulí e Bernet: mulheres sensuais em contraposição a homens sujos com aparência desprezível.

Jordi Bernet é um dos grandes desenhistas da nona arte e tem uma identidade muito marcante. É prazeroso acompanhar sua narrativa cinematográfica e o jogo de sombras, evidenciando sua habilidade com o preto e branco.

Noir chega ao Brasil pela Figura, que também foi a editora responsável por publicar Torpedo 1936 no país, de forma completa. Enrique Sánchez Abulí e Jordi Bernet reproduzem muito dos elementos que consagraram a dupla no quadrinho: violência, humor cruel e sujeira. Certamente, se você gostou de um você vai gostar do outro.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado