30 setembro 2023

Nick Cave – Piedade de Mim

Por Fora do Plástico

De Reinhard Kleist
328 páginas
Editora Hipotética | 2023
Tradução: Augusto Paim

Em Nick Cave – Piedade de Mim, Reinhard Kleist traça uma biografia, na qual realidade e fantasia se entrelaçam, para contar o retrato de um homem talentoso, inquieto aos olhos dos outros, e que também é um grande contador de histórias. Porém, o envolvimento com o quadrinho é diretamente proporcional ao conhecimento do leitor sobre Nick Cave, principalmente, a sua figura enquanto artista.

Quem esperava uma biografia convencional com os eventos mostrados de forma linear, pode ter uma quebra de expectativas. A proposta de Kleist é uma HQ muito mais focada em Nick Cave como personalidade, do que como Nicholas Edward Cave. Na transformação de um garoto anônimo a estrela do rock. E neste quadrinho, a realidade e ficção frequentemente se cruzam, numa dinâmica de narrativa ousada, para o bem ou para o mal.

Essa proposição surreal é demonstrada quando o quadrinista coloca Nick Cave interagindo com os personagens de suas próprias canções para, dessa forma, contar um pouco da vida do músico. Algumas sequências são confusas, às vezes difíceis de acompanhar, mas, no geral, a dinâmica funciona bem. No entanto, ao mesmo tempo em que é um mérito criativo do autor, temos dúvidas se isso poderia afastar da leitura aqueles menos familiarizados com a carreira do artista. Como admiradores “médios” da sua obra, ficamos um pouco perdidos com as referências.

É muito interessante conhecer sobre as inspirações de Cave, a vontade de se reinventar, a inquietude que o persegue e fez com que não parasse quieto, seja no estilo musical ou no país em que viveu. Apesar disso, sentimos falta de saber mais sobre o homem por trás do microfone.

As ilustrações impressionam e compõem bem o tom da história. É um traço expressivo, que ajuda a criar esse mundo ambíguo de atmosfera sombria e enigmática.

Primeiro quadrinho estrangeiro da editora Hipotética, Nick Cave – Piedade de Mim é uma HQ essencialmente voltada para os fãs do artista. A música é praticamente sentida aqui. Não temos dúvidas que os amantes de sua obra serão conquistados. Aqueles que não conhecem tanto sua carreira, podem arriscar sim, mas desconfiamos que a conexão não será a mesma.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado