O livro clássico de Graciliano Ramos “Vidas Secas” vai ganhar uma nova adaptação em quadrinhos. A mais nova versão da obra é assinada por José Aguiar e Fernanda Baukat. “Vidas Secas – em quadrinhos” já está em pré-venda e tem previsão de lançamento para o começo de maio pela editora Nemo.
Em “Vidas Secas”, o contexto social e histórico do sertão brasileiro na década de 1930 é apresentado pelos olhos de uma família. Fabiano, sinhá Vitória, o menino mais novo, o menino mais velho e a cachorra Baleia passam por diversos obstáculos e dificuldades enquanto buscam por água, comida e abrigo.
A obra de Graciliano Ramos tornou-se um clássico da literatura nacional ao abordar a miséria que acomete muitos no Brasil. Em um texto de 1944, o autor declarou: “Minha gente, quase muda, vive preocupada com o estômago, não têm tempo de abraçar-se”.
Mantendo a essência do romance original, a adaptação utiliza traços expressivos, composições dinâmicas e uma paleta de cores contida para traduzir em imagens o silêncio, a dureza e a resiliência dos personagens. A graphic novel não apenas transpõe a história para os quadrinhos, mas também dialoga com sua estética e atmosfera, oferecendo uma experiência visual intensa e emocionante.
Esse é o segundo quadrinho que Aguiar e Baukat publicam pela Nemo, “Debaixo D’Água”, HQ autobiográfica do casal, foi lançado em 2024. José Aguiar é autor de “A infância do Brasil”, de 2022, que também faz parte do catálogo da editora.
“Vidas Secas” já foi adaptado para quadrinhos mais de uma vez. Em 2015, a Record publicou a HQ com roteiro de Arnaldo Branco e arte de Eloar Guazzelli Filho. Já em 2024, Severino Rodrigues e Débora Santos também fizeram uma adaptação, publicada pela Editora do Brasil.