4 maio 2023

Napoleone: Além dos confins das esferas estelares

Por Fora do Plástico

De Carlo Ambrosini
312 páginas
Skript | 2023
Tradução: Paulo Guanaes

Napoleone Di Carlo é um ex-detetive que vive agora em Genebra, administrando seu pequeno hotel. Apesar de tentar levar uma vida solitária, longe da sua antiga profissão, ele não consegue ignorar seu instinto policial e acaba colaborando com investigações na cidade. Escrito e desenhado por Carlo Ambrosini, Napoleone: Além dos confins das esferas estelares reúne três histórias dessa longeva série da Bonelli, que traz um toque muito particular em sua aventura noir, ao misturar a fantasia e o real.

Iniciada pela Bonelli em 1997, Napoleone durou 10 anos e chegou a 54 volumes. As histórias Olho de Vidro, História de Allegra e A Vida Perdida, publicadas originalmente nas edições 1, 4 e 25, compõem este livro. E é possível dizer que as edições contextualizam bem o universo da série.

As três tramas apresentadas se desenvolvem em uma estrutura narrativa bem parecida, com aleatoriedades que levam a encrenca até o protagonista. O enredo sempre é centrado no crime e na investigação, porém foge um pouco do convencional por entrelaçá-los com elementos surreais. Isso porque Napoleone conversa com manifestações do seu inconsciente, obviamente, invisíveis aos demais. Faísca, Caliendo e Lucrécia, personagens da sua imaginação, interagem com a realidade do protagonista.

Vale dizer, a propósito, que A Vida Perdida e Olho de Vidro foram as histórias que mais nos empolgaram. Já História de Allegra, embora tenha um mistério interessante, acaba perdendo a mão pelo exagero do fantástico. Ainda sim, nenhuma delas fez nossos olhos brilharem exatamente. Tratando-se de um quadrinho de investigação policial, sentimos falta daquela trama que te sufoca, que te prende do início ao fim.

Na arte, tivemos um misto de sentimentos. Em grande parte do quadrinho o desenho é bonito e funcional. No entanto, o traço de Ambrosini parece menos apurado em alguns quadros, com pouca nitidez. O que contrasta com a maior parte do livro e pode dificultar a compreensão de cenas.

Napoleone, HQ da Skript Editora, é um quadrinho divertido, com um protagonista simpático e histórias que, apesar das conveniências, vão agradar o público-alvo.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado