2 outubro 2022

Naomi

Por Fora do Plástico

De Brian Michael Bendis, David F. Walker e Jamal Campbell
160 páginas
Panini Comics | 2020
Tradução: Diogo Prado

Naomi, a nova aposta da DC Comics, chegou ao Brasil pela Panini Comics em julho de 2020. A heroína adolescente criada por Brian Michael Bendis e David F. Walker ganhou um encadernado que compila as 6 primeiras edições da HQ, com ótima arte de Jamal Campbell. E, aqui, basicamente temos a introdução da protagonista.

Naomi McDuffie é uma jovem negra, que foi adotada ainda bebê e é apaixonada pelo Superman. Quando o Homem de Aço aparece repentinamente em uma luta na cidadezinha onde a protagonista vive, a adolescente começa a questionar alguns detalhes sobre a sua origem. A HQ tem uma primeira metade envolvente, com diálogos rápidos, e que cumpre seu papel introdutório (mesmo que pareça repetir alguns clichês das histórias de super-herói). Porém, a segunda metade do volume perde o ritmo e quase não desenvolve a personagem, mesmo que fatos importantes da sua família biológica sejam revelados.

Quando a ação invade o tom, até então, calmo do quadrinho, percebemos que o problema do roteiro de Bendis e Walker, para nós, está na dosagem. Algumas passagens se arrastam, enquanto outras têm um desfecho que parece impossível. O que sentimos falta em Naomi é de ver, para além do background da protagonista (e o que liga a menina aos outros heróis da DC), suas dores, medos, e personalidade com mais profundidade. Sentimos falta que “ouvir” uma voz que pareça dela.

Mesmo que seja esteticamente impressionante, nossas expectativas estavam mais altas para esta primeira edição de Naomi. É claro que o fato de ser um primeiro volume deve ser considerado. Torcemos para ver quem a heroína de fato é, com tudo o que ela representa, nas próximas edições.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado