De Ryousuke Tomoe
Série completa: 712 páginas (Vol.1 232 páginas, Vol.2 240 páginas e Vol.3 240 páginas)
JBC | 2024
Tradução: Natália Rosa
“Museum: O Assassino que ri na chuva” se firma como um thriller intensamente sangrento e perturbador. Completo em três volumes, o mangá de Ryousuke Tomoe tem uma narrativa que se mostra eficaz em capturar imediatamente o interesse do leitor, com uma trama de suspense, cheia de reviravoltas, perseguições e violência.
A história apresenta um intrigante jogo de gato e rato. Tudo começa quando uma jovem é encontrada morta após ser devorada por cães. Logo, a polícia de Tóquio descobre que o responsável pelos crimes é um serial killer que utiliza uma máscara de sapo e métodos assustadores para matar suas vítimas. No centro da investigação está o detetive Sawamura, que ainda precisa lidar com uma delicada situação familiar: sua esposa e filho acabaram de o deixar.
O universo criado por Tomoe vai além da perseguição de um serial killer enigmático pelo detetive atormentado pela dor da separação. A cada passo da história, as atrocidades se acumulam, enquanto a instabilidade emocional do protagonista se intensifica. Sawamura observa seu mundo desmoronar pouco a pouco, à medida que se aproxima do vilão.
No entanto, o último ato de Museum tropeça pela falta de coragem do mangaká. Inexplicavelmente, o detetive toma decisões racionais no momento em que estava mais frágil psicologicamente, contradizendo toda a narrativa construída até então. Um desfecho mais sombrio seria mais coerente com o tom da obra. A mudança do modus operandi do assassino também soa incoerente.
Com pouco mais de 200 páginas por volume, Museum se move em um ritmo de tirar o fôlego. Ryousuke Tomoe demonstra grande habilidade no desenvolvimento do enredo. Vale destacar que os volumes dois e três incluem histórias extras, one-shots independentes.
O mangaka cria cenários realistas, não poupando o leitor das cenas mais brutais. A composição das páginas é cuidadosamente elaborada para valorizar o clima de suspense, o leitor nunca sabe o que esperar.
Publicado pela Editora JBC, “Museum: O Assassino que ri na chuva” envolve o leitor ao longo de toda a história, mesmo que ela nem sempre seja coerente com o que foi construído. Uma série adulta que com certeza vale a pena conferir.