Monstros

13 fevereiro 2023

De Barry Windsor-Smith
368 páginas
Todavia | 2022
Tradução: Érico Assis

Publicado pela Todavia, Monstros chegou trazendo expectativas: Barry Windsor-Smith dedicou 35 anos na produção do quadrinho. Soma-se a isso o fato de a HQ ter sido pensada originalmente como uma história do Hulk, que não foi adiante. O escopo inicial e os longos anos de gestação dessa trama são nítidos, à medida que ela ganha fôlego e nos mostra a proposta ambiciosa do autor. Expectativas geradas, expectativas supridas.

1964, Bobby Bailey é recrutado pelo sargento Elias McFarland, como parte do projeto Prometheus. Com um passado marcado por trauma e abuso familiar, o vulnerável Bobby imagina que essa é a ponte para uma nova vida. Porém, seu destino é ser transformado em um super-soldado disforme, por meio de um experimento do Exército dos EUA. Em uma ponte direta com Frankenstein, Monstros questiona o que é, de fato, a monstruosidade.

Não é uma questão inovadora, mas, mesmo assim, a execução de Windsor-Smith é fantástica. Isso porque, no fim das contas, a HQ não é exatamente sobre Bobby Bailey, é sobre o mundo cruel que o cercou desde cedo. Sobre os cursos de sua vida, de sua mãe, de seu pai abusivo e até a do sargento McFarland.

Caminhando entre diferentes momentos no tempo, o quadrinista nos leva à infância de Bobby, trazendo todo o protagonismo para sua mãe, Janet. Nesse vai-e-vem entre tempos e núcleos de personagens, conhecemos os fatores que somados deram origem ao presente triste de Bobbly Bailey. É uma trama densa, com muitos balões, mas que soa curiosamente fluida, pela maneira como Windsor-Smith distribui esses balões e trabalha o fluxo de leitura nas páginas.

A arte está intrinsecamente ligada ao resultado final da obra. Monstros só possui o peso que tem por conta do zelo com as ilustrações e com a narrativa gráfica. Assim como o texto está bem amarrado (mesmo que com conveniências, ao final), a arte realista e expressiva é o que guia as muitas relações e sequências de acontecimentos.

Intenso, dramático, trágico, Monstros transpira a dedicação daqueles 35 anos. Essa é uma trama feita de personagens realistas, que nos deixa inertes enquanto lemos, para nos deixar inquietos, enquanto pensamos no que passou diante de nós.

Gostou da leitura? Ajude o Fora do Plástico

Você não precisa de muito para contribuir com o Fora do Plástico. A partir de R$5,00 mensais, ou seja, um cafezinho, você já está nos ajudando a manter o Fora Plástico.
Quero Apoiar
Carrinho atualizado