8 setembro 2022

Mocha Dick – A Lenda da Baleia Branca

Por Fora do Plástico

De Francisco Ortega e Gonzalo Martínez
144 páginas
Conrad | 2021
Tradução: Claudio R. Martini

O quadrinho chileno Mocha Dick, recém-lançado no Brasil pela Conrad Editora, propõe um olhar histórico para a lenda da famosa cachalote albina, que teria dado origem ao romance de Herman Melville. Embora seja inspirada em fatos, a HQ de Francisco Ortega e Gonzalo Martínez abraça a ficção para contar essa história.

Acompanhamos Caleb Hienam, um adolescente que é herdeiro de uma promissora empresa do ramo baleeiro. Ele acaba de embarcar em sua primeira viagem para aprender o ofício da família e lá encontra Aliro Leftraru, um rapaz da etnia Mapuche, de quem fica amigo. Ambos passarão a viver uma aventura, após o naufrágio de outro navio baleeiro, que deixou os sobreviventes aterrorizados. Segundo o relato deles, o incidente teria sido causado pelo ataque de uma baleia branca gigantesca.

O tom aventuresco é constante na trama. Embora tenha diálogos longos, a trama está centrada no poder dessa aventura. Francisco Ortega consegue trazer boas metáforas e explorar, de uma maneira muito interessante, a cultura mapuche e sua relação com a cachalote branca. Há também uma mudança de perspectiva que desvilaniza a baleia e evidencia a violência humana, usando como artifício vilões unilaterais. Mas mesmo que tenha bons momentos, a obra não consegue, principalmente pelo número de páginas, se aprofundar nas relações entre os personagens. Apesar das raízes históricas e de uma boa pesquisa, isso não parece suficiente para sustentar a trama ficcional de Mocha Dick.

A arte de Gonzalo Martínez se adequa perfeitamente ao tema e é bem funcional. Destaque para a ambientação, com boas ilustrações das embarcações e das cenas que envolvem as baleias, demonstrando a imponência do animal.

Mocha Dick reúne elementos que gostamos muito em uma obra, mas não conseguiu nos impressionar, de fato. Esta é, sim, uma boa HQ para conhecer o contexto por trás de Moby Dick, porém não é um quadrinho que se tornou memorável para nós.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado