30 setembro 2023

Miyamoto Musashi

Por Fora do Plástico

De Shotaro ISHInoMORI
492 páginas
Pipoca & Nanquim | 2023
Tradução: Drik Sada

Depois de apresentar em Hokusai a biografia do icônico artista Katsushika Hokusai, Shotaro ISHInoMORI retrata a vida de Miyamoto Musashi, outro personagem histórico do Japão.

A história do lendário samurai atravessou gerações e sua figura é daquelas envoltas de mitos. Nesta publicação, em volume único, pela Pipoca & Nanquim, ISHInoMORI utiliza como base o influente texto “O Livro dos Cinco Elementos”, de autoria do próprio Musashi, para ditar a estrutura da biografia.

Vamos acompanhar momentos marcantes, desde a juventude do protagonista até sua morte. A jornada de um espadachim que renunciou à vida em busca da perfeição da arte da espada. Nunca satisfeito consigo mesmo, Musashi se dedicou a viajar pelo Japão a procura de adversários cada vez mais fortes, com quem pudesse aprimorar sua técnica. Obcecado pela estratégia, seus pensamentos e textos são vistos até hoje como relevantes.

Além de ser considerado o maior samurai de todos os tempos, Musashi também é reconhecido como grande escritor de obras de estratégia e filosofia. E por mais que o mangá seja predominante focado nos confrontos, o mangaká não deixa de trazer os pensamentos filosóficos de seu biografado.

Econômica nos diálogos, com longas cenas de ação e um breve lado cômico, a obra de ISHInoMORI não se aprofunda tanto na vida do samurai, é uma trama mais contida, com menos nuances do que vimos em Hokusai. É como se fosse um “resumão” do personagem focado nas batalhas, com um espírito shounen latente.

Quanto à arte, para além da forte influência de Osamu Tezuka no design de personagens, o visual da HQ tem uma abordagem bem cinematográfica nas batalhas. Destaque também para o trabalho minucioso na ambientação da história, na arquitetura dos prédios e paisagens. Um ponto negativo são os rostos das mulheres, todos muito parecidos e difíceis de identificar.

Miyamoto Musashi é um relato diluído da vida de um personagem histórico. Uma leitura que vai te dar um panorama sobre essa figura curiosa que não era só obcecada pelo “caminho da espada”, como também pelo conhecimento.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado