De Cosey
72 páginas
Panini Comics | 2023
Tradução: Júlio de Andrade Filho
Após produzir uma história protagonizada pelo Mickey (Uma Misteriosa Melodia), Cosey dessa vez volta seus olhos para Minnie. A HQ Minnie: O Segredo da Tia Miranda tira a personagem da sombra do ratinho mais famoso da cultura pop, com uma aventura de investigação em que Minnie é tratada como protagonista, uma heroína cheia de personalidade.
O Natal está chegando e a personagem está buscando ideias de presentes para Mickey e seus amigos. Até que recebe uma carta de sua tia Miranda, uma cientista que há muito tempo vive nas montanhas geladas tentando comprovar a existência do Pé-Grande, mas que agora decidiu se mudar e renunciar às suas pesquisas.
Perturbada com a notícia, Minnie viaja determinada a visitar a casa que pertencia a sua tia, antes que seja vendida, para encontrar um caderno muito precioso. É assim que começa uma jornada gelada, com descobertas e riscos.
O roteiro segue a linha do selo BD Disney da Glénat, de tom leve, com equilíbrio entre o infantil e o ousado. Direto ao ponto e sem surpresas, o grande mérito da obra é a forma como Cosey aborda a protagonista. Minnie é corajosa e atrevida, aqui ela não é vista como a namoradinha do Mickey ou a mocinha em perigo. Ela é dona de seu “próprio show”, ela não tem medo de mergulhar no desconhecido, de enfrentar todos os perigos.
O traço tão característico de Cosey é elegante. Apesar das cores frias sugerirem uma história mais melancólica, essa é uma HQ que desperta o sentimento totalmente oposto. E para quem é fã do quadrinista, temos aqui uma ambientação constante nas suas obras: as montanhas geladas.
Como comentamos, o selo BD Disney – publicado no Brasil pela Panini Comics – dialoga bem com o público jovem. São histórias que não são infantis demais, ao mesmo tempo que podem ser lidas por leitores de todas as idades. Em Minnie: O Segredo da Tia Miranda, há inocência e personalidade na mesma medida.