3 setembro 2022

Matar ou Morrer, Vol.4

Por Fora do Plástico

De Ed Brubaker e Sean Phillips
168 páginas
Mino | 2022
Tradução: Dandara Palankof

Se você estava ansioso pela conclusão de Matar ou Morrer e queria saber se o final vale a pena, a resposta é um sonoro sim! Com uma escrita envolvente, a série é terrivelmente emocionante do início ao fim. Ed Brubaker e Sean Phillips chegam à conclusão da história que, mesmo explorando a velha premissa do vigilante, algo tão convencional e já visto tantas vezes, produzem uma trama de delírio e realidade, altamente humana.

Ed Brubaker continua se divertindo com a escrita para nos surpreender. Além da costumeira ação e a quantidade absurda de sangue, o leitor vai lidar com reviravoltas inesperadas, flash-forwards e as habituais discussões sobre a moralidade. O roteirista brinca com o leitor e sabe muito bem como fazer isso. Ele explora as possibilidades gráficas do quadrinho, administra o tempo da trama e, por isso, nada parece acontecer fora do momento. É tudo muito bem feito. Assim, chegamos a um final realista e condizente com a proposta que Brubaker e Phillips propuseram até aqui.

Quando você lê os quatro volumes de Matar ou Morrer em sequência (o que a princípio não foi o nosso caso), percebe o quanto Dylan vai ganhando gradualmente mais densidade e como ele se torna cada vez mais um assassino. É interessante acompanhar essa profundidade do personagem.

Matar ou Morrer é uma série que cresce à medida que avança. Um enredo que tem sim elementos clichês do gênero, mas que não deixa de surpreender e empolgar o leitor até o desfecho. Foi uma alegria acompanhar essa história de tirar o fôlego e até dói pensar que não teremos mais.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado