13 janeiro 2024

Manga Theater (SÉRIE COMPLETA)

Por Fora do Plástico

De Akira Toriyama
Série completa: 640 páginas (Vol.1 208 páginas; Vol.2 208 páginas e; Vol.3 224 páginas)
Panini Comics | 2022 – 2023
Tradução: Felipe Monte

Akira Toriyama é um dos mangakás mais relevantes da história. Com uma legião de fãs, majoritariamente por conta de Dragon Ball, o autor, assim como muitos da indústria dos mangás, produziu várias histórias curtas, ao longo de sua carreira. Publicado em três volumes, Manga Theater é uma antologia que inclui contos que vão desde o início de sua carreira, até quase o fim de Dragon Ball, ou seja, variando de 1978 a 1994. Uma oportunidade para mergulhar em obras que mostram como Toriyama encontrou sua voz nos quadrinhos.

Antes de tudo, é preciso dizer que essa publicação é estritamente direcionada para os fãs do autor. Um leitor que não tenha simpatia pelas obras mais famosas de Toriyama, dificilmente vai se sentir atraído por Manga Theater.

Em parte, as histórias seguem a mesma linha de Dragon Ball e Dr. Slump, com a predominância do humor e da aventura. Os primeiros one-shots da coleção têm um foco maior no humor e esses são os que menos nos chamaram atenção, pela comédia bobinha e piadas repetitivas (e inadequadas). Só que à medida que avançamos nas histórias e, consequentemente, nas edições, pudemos aproveitar mais a leitura. O ponto mais fascinante desta antologia é ver Toriyama brincando com ideias que ele retomou em suas séries mais famosas.

Além das histórias, Manga Theater inclui breves comentários do autor, que conta sobre sua jornada para se tornar um mangaká. A arte, assim como o roteiro, evolui também. O mais engraçado é perceber a quantidade de elementos visuais e designs de personagens reciclados em Dragon Ball.

Publicada pela Panini, a coleção Manga Theater acaba contando com mais histórias ruins do que boas. É uma publicação que se torna viável por acompanhar o autor em direção à fórmula que o consagrou.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado