Um mangá publicado no final dos anos noventa viralizou nas redes sociais e tem tirado o sono do setor de turismo no Japão. Escrito e ilustrado por Ryo Tatsuki, “The Future I Saw” foi lançado em 1999, mas ganhou recentemente a atenção do público por trazer a previsão de que um terremoto de grandes proporções irá acontecer na costa japonesa no dia 5 de julho, o que gerou uma onda de cancelamentos de viagens marcadas para os próximos meses com destino ao arquipélago.
O assunto ganhou destaque este mês devido à ampla repercussão entre influenciadores do leste asiático, que lembraram da proximidade da data do suposto desastre e causaram alvoroço entre turistas que planejavam visitar o país durante o verão, a maioria saindo de Hong Kong, Taiwan e Coreia do Sul.
“The Future I Saw”, que na época de sua publicação original passou despercebido, chamou a atenção mais de dez anos depois de seu lançamento por ter previsto o terremoto de 2011, o mais forte da história do Japão. Em 2021, o quadrinho ganhou uma nova edição pela editora Asukashinsha e nela o trecho com a terrível profecia foi reescrito, trazendo uma nova data para um tremor no Oceano Pacífico: 5 de julho de 2025.
De acordo com as agências de viagem, as reservas oriundas de turistas de Hong Kong caíram aproximadamente 50% em relação ao mesmo período do ano passado. Quando considerada a primeira semana de julho, os números são ainda piores, chegando a 84% de reservas a menos do que em 2024. Em resposta à drástica redução na demanda, companhias aéreas, como a Greater Bay Airlines e a Hong Kong Airlines, suspenderam uma série de voos para o Japão.
Para tentar diminuir o alarde e conter o prejuízo econômico, autoridades japonesas e especialistas em sismologia têm reiterado a impossibilidade de se prever com rigor científico a ocorrência de um terremoto, sobretudo com tamanha antecedência. A mangaká Ryo Tatsuki chegou a dar entrevista ao jornal Mainichi Shimbun e pediu para que o público tenha cautela e confie apenas em fontes oficiais, como a Agência Meteorológica Japonesa, que não emitiu nenhum comunicado a respeito de um provável desastre natural. Em contrapartida, videntes e figuras com alcance em plataformas como o TikTok fizeram coro à premonição do relato ficcional de Tatsuki, o que gerou ainda mais comoção acerca do assunto.
Inédito no Brasil, “The Future I Saw” é um mangá de volume único que foi publicado no Japão sob o título “Watashi Ga Mita Mirai”. Trata-se do último quadrinho escrito pela autora, que é conhecida menos pelos seus mangás do que por seus supostos sonhos premonitórios. Ela ganhou fama na década de 90 ao prever a morte de Freddy Mercury e de Lady Di.