“Ao Ashi” será lançado em edição omnibus pela Titan no Reino Unido, com distribuição também nos Estados Unidos, como informa com exclusividade o portal especializado Anime News Network. A coleção em formato 3 em 1 terá seu primeiro volume publicado em maio de 2026.
A série está em publicação no Japão desde 2015, nas páginas da revista Weekly Big Comic Spirits, da Shogakukan, e vai ser encerrada nos próximos meses, totalizando 40 volumes. Com mais de 15 milhões de cópias em circulação, o mangá figura entre os títulos mais vendidos da editora atualmente.
Escrita e ilustrada por Yugo Kobayashi e baseada na ideia de Naohiko Ueno, “Ao Ashi” é um mangá de futebol que se destaca por sua abordagem realista. Diferente de séries como “Captain Tsubasa”, “Blue Lock” e “Super Onze”, a obra dispensa elementos fantasiosos e superpoderes, apostando em uma narrativa mais pé no chão. A trama segue o adolescente Ashito Aoi, que tem muito talento para o futebol, mas inicialmente tenta escondê-lo. Apesar de sua personalidade difícil, um técnico aposta nas habilidades de Ashito e o convida para uma peneira em Tóquio.
No Brasil, o quadrinho é publicado no formato original pela JBC desde dezembro de 2022, mesmo ano em que foi ao ar a primeira temporada do anime. No mês passado, o site oficial da série confirmou a produção de uma nova temporada, prevista para estrear em 2026, agora sob responsabilidade de um novo estúdio. Por aqui, o volume mais recente do mangá é o número #12, que foi lançado no mês de abril.
Em seu segundo ano de publicação, “Ao Ashi” foi finalista da 10ª edição do Manga Taisho, um dos principais prêmios de mangá do Japão, ficando em quarto lugar. Já em 2019, o título venceu o prêmio da Shogakukan na categoria Melhor Mangá.