Luzia

19 maio 2021

De Zé Wellington e Débora Santos (Adaptando romance de Domingos Olímpio)
96 páginas
Draco | 2021

As adaptações de livros clássicos para HQs sempre são um grande desafio. Em Luzia, de Zé Wellington e Débora Santos, temos a transposição para quadrinhos de Luzia-Homem, um clássico da literatura brasileira do escritor cearense Domingos Olímpio. A adaptação da obra de uma mídia para a outra foi muito bem-feita, trazendo uma leitura curta, envolvente e que facilita a chegada da história original a novos públicos.

Na trama, acompanhamos Luzia, uma mulher de grande força física e traços masculinizados, que ganha apelido de Luzia-Homem. Enquanto lida com as dificuldades causadas pela seca, a mãe doente e o trabalho braçal na construção da penitenciária da cidade de Sobral, ela tem que enfrentar os assédios do soldado Capriúna. Luzia é uma protagonista encantadora. Apesar de toda alcunha “masculina” imposta pela comunidade, ela é uma mulher doce e amorosa, é impossível o leitor não gostar dela.

É interessante perceber como um roteiro do início do século XX já explorava de forma tão interessante temas de relevância social. Assédio masculino, desigualdade social, violência de gênero e a garra de uma mulher chefe de família são temáticas nítidas da trama. E claro, mérito do roteirista Zé Wellington de conseguir transmitir toda essa essência da obra original.

As ilustrações da Débora estão incríveis. A ambientação do sertão, o cenário do interior e, principalmente, a caracterização da protagonista, tudo é feito de forma cuidadosa. Sem dúvidas, o trabalho da autora é um dos destaques da obra.

Por ter sido adaptado de forma fiel, a linguagem é muito rebuscada e essa escrita aos moldes do início do século acabou atrapalhando a fluência da nossa leitura. Sabemos que foi uma decisão dos autores, mas, para nós, isso afetou o ritmo em certos quadros. Outra observação é a falta de sinalização nas palavras que foram para o glossário (que é um bom acréscimo, para situar o leitor nos termos).

Publicado pela Editora Draco, a HQ é uma ótima adaptação e uma bela oportunidade para conhecer um dos clássicos da literatura brasileira. Uma leitura atual e que, acima de tudo, celebra a cultura brasileira.

Gostou da leitura? Ajude o Fora do Plástico

Você não precisa de muito para contribuir com o Fora do Plástico. A partir de R$5,00 mensais, ou seja, um cafezinho, você já está nos ajudando a manter o Fora Plástico.
Quero Apoiar
Carrinho atualizado