26 agosto 2023

Lucky Luke: Procurado

Por Fora do Plástico

De Matthieu Bonhomme
80 páginas
Trem Fantasma | 2022
Tradução: Simone Carvalho

Ao contrário do que vimos no álbum anterior, desta vez Lucky Luke é o alvo, uma recompensa por sua captura foi definida. Lucky Luke: Procurado, o segundo quadrinho de Matthieu Bonhomme para a série fora do cânone do clássico personagem de Morris, é uma aventura bem divertida, que combina referências às suas histórias clássicas com um tom mais moderno e humano.

Assim como fez nas primeiras páginas em “O Homem que Matou Lucky Luke”, quando nos apresenta o personagem caído, enquanto alguém grita ao fundo que o matou, Bonhomme também tenta fisgar o leitor logo no início desta edição. A engrenagem desta vez, como você pode imaginar pelo título, é o cowboy solitário sendo pego de surpresa quando descobre que sua cabeça está a prêmio. Afinal, o que será que ele fez para ser perseguido?

Tudo bem que esse é um cenário comum nas produções do gênero, mas o quadrinista é habilidoso para trabalhar com os clichês básicos. Apesar dessa simplicidade no enredo, ele sabe utilizar a vasta galeria de personagens disponíveis da série original para espalhar referências pela história.

Durante a aventura, Lucky Luke não vai ter que lidar apenas com caçadores de recompensas, ele irá ajudar também três irmãs que atravessam o deserto a caminho da cidade de Liberty, com um rebanho de gado. E, sim, em um momento essas histórias se entrelaçam. O enredo tem seu lado mais cômico quando as três competem pelo afeto do protagonista, o que nos parece um algo desnecessário diante da construção das personagens.

Na arte, Bonhomme segue dando um toque mais moderno aos personagens, além dos enquadramentos e da narrativa cinematográfica. Destaque também para as cenas ensolaradas nas áreas desérticas. Esse é, sem dúvidas, um quadrinho que impressiona visualmente.

Lucky Luke: Procurado é uma leitura independente, pouco se relaciona com a primeira história do autor. Publicado pela Trem Fantasma, apesar da HQ ser menos empolgante do que sua antecessora, não deixa de ser uma aventura deliciosa.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado