A editora Lote 42 alcançou um marco histórico na premiação alemã V. O. Stomps-Preis ao se tornar a primeira casa editorial da América Latina a vencer essa honraria. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (19) e o prêmio será entregue durante o evento Mainzer Minipressen-Messe (MMPM), que acontece entre os dias 30 de maio e 1º de junho no Museu Gutenberg, em Mainz, na Alemanha. Cecilia Arbolave vai representar a Lote 42, para receber a conquista pela excelência na arte da publicação e da impressão.
Um projeto que começou em 2012, a Lote 42 foi fundada por João Varella, Cecilia Arbolave e Thiago Blumenthal. As obras publicadas sempre exploram a diversidade da linguagem, priorizando a criatividade e o questionamento dos status quo, variando entre livros, HQs e poesias. Hoje, 13 anos depois, a editora tem um catálogo de 55 títulos.
Entre os quadrinhos de destaque, a Lote 42 publicou as obras de Felipe Parucci “Já Era” (2017) e “Apocalipse, Por Favor” (2022). Além das HQs “QP” (2018) e “Todas as Bicicletas Que Eu Tive” (2022), de Power Paola. A editora ainda apresentou aos brasileiros o trabalho do argentino Troche, com três obras publicadas.

A Lote 42 ainda é responsável pela Banca Tatuí, que fica em São Paulo, e distribui mais de 600 livros e zines produzidos por cerca de 140 artistas e editores. Eles também realizam o projeto Sala Tatuí, um espaço para cursos, clubes de leitura e encontros culturais.
A premiação V. O. Stomps-Preis acontece de de dois em dois anos como parte da programação da Mainzer Minipressen-Messe (MMPM), que atinge sua 27ª edição em 2025. A cidade de Mainz foi escolhida para sediar o evento por foi onde Johannes Gutenberg lançou a impressão tipográfica no século XV. Atualmente, a MMPM reúne cerca de 200 editoras independentes, vindas de mais de 10 países diferentes, e promove uma programação totalmente dedicada à literatura.