A editora Lote 42 acaba de lançar o quadrinho filipino “Ninguém ficou em Manila”, de Randy Valiente, vencedor na categoria Melhor Graphic Novel Filipina no ComicCon Asia de 2018. A obra esteve disponível durante a Bienal de Quadrinhos de Curitiba, realizada entre os dias 4 a 7 de setembro, e também pode ser adquirida no site da editora. A edição tem formato 15 x 23 cm e 72 páginas.
O quadrinho se passa em uma megalópole esvaziada pelo medo. Nela mora apenas um jovem, que é testemunha do silêncio das ruas. Enquanto caminha entre edifícios abandonados, tomado por memórias dispersas, ele reflete sobre amor, perda e a força que mantém a cidade de pé.
O filipino Randy Valiente é ilustrador e quadrinista. Venceu diversos prêmios nas Filipinas, como NCCA Writer’s Prize, Gawad Tanglaw e CCP Grants for Komiks. Este é o primeiro quadrinho do autor publicado no Brasil. No ano passado, “Sining Killing”, outro trabalho de Valiente, venceu o National Book Award nas Filipinas, além de ser destaque em uma das mais importantes feiras literárias do mundo este ano, a Feira do Livro de Frankfurt.
Este quadrinho faz parte de um projeto que busca fazer pontes nas relações entre editoras do Brasil e das Filipinas. A editora esteve em julho no país asiático na Philippine International Comics Festival (PICOF), levando quadrinhos brasileiros para serem apresentados ao mercado internacional. À época foi revelado que um título de autor filipino seria lançado no país, ainda sem detalhes de qual seria a obra.