A autora Ai Yazawa comemora 40 anos de carreira em 2025. Para celebrar a data, a editora japonesa Heibonsha lançou neste mês o especial “Yazawa Ai: NANA no Sekai” (Ai Yazawa: O Mundo de Nana, em tradução livre).
Com 112 páginas, o livro explora o universo de “Nana”, o mangá mais conhecido de Ai Yazawa, a partir da perspectiva da moda e da música, dois temas centrais da obra, interrompida em 2009 por motivos de saúde da autora. A edição, ainda sem previsão de lançamento no Brasil, reúne ilustrações inéditas, manuscritos nunca antes divulgados e uma entrevista exclusiva com a mangaká. Por fim, o livro traz ainda contribuições de figuras femininas importantes, como a atriz Kurumi Nakata, conhecida pelo seu trabalho na série live-action de “Alice in Borderland” (2020), e a escritora Mizuki Kujimura, autora do best-seller “O Castelo no Espelho”, publicado no Brasil pela Morro Branco Editora.

Explorando assuntos como amizade, amor, ambição e os desafios da vida adulta, o mangá acompanha a jornada de duas garotas com o mesmo nome, Nana Osaki e Nana Komatsu, que partem para Tóquio para realizar seus sonhos. Osaki é vocalista de uma banda punk ambiciosa e busca reconhecimento na cena musical local, enquanto Komatsu, jovem ingênua e sonhadora, quer um relacionamento e uma nova vida na capital.
“Nana” estreou no Japão em meados dos anos 2000 e se tornou um verdadeiro fenômeno. Com mais de 50 milhões de cópias vendidas, o título ocupa a posição de segundo mangá shoujo mais vendido de todos os tempos, atrás apenas de “Hana Yori Dango” (Boys Over Flowers), de Youko Kamio, segundo o Oricon. No Brasil, o mangá teve os seus 21 volumes lançados entre 2008 e 2010 pela JBC, que reimprimiu recentemente a série. O quadrinho foi adaptado em anime pelo estúdio Madhouse e exibido de 2006 a 2007.
Ainda sem previsão de retorno da serialização, “Nana” recebeu, em maio, uma ilustração inédita feita por Ai Yazawa para comemorar o aniversário de 25 anos da Cookie, revista shoujo da editora Shueisha em que a obra é publicada.
