Pacha Urbano e Leo Finocchi formaram uma parceria para criar a HQ “A Turma do Lado de Lá”, que homenageia filmes dos anos 1980. Com previsão de lançamento para a Bienal do Livro do Rio (entre os dias 13 e 22 de junho), a HQ já está em campanha no Catarse, que vai até o começo de junho, e tem envios para os apoiadores programados para julho.
Na trama, o trio Mila, Vitor e Flávio está fugindo da turma rival do bairro, por isso acabam chegando em um canteiro abandonado que se torna o campo de batalha das crianças. Eles precisam trabalhar em equipe e colocar toda a sua coragem à prova para superar este desafio.
“A Turma do Lado de Lá” bebe da nostalgia de quem viveu a infância durante a década de 80 e vivia correndo e explorando as ruas junto dos amigos. Com o roteiro e cores de Pacha Urbano e ilustrações de Finocchi, a história tem uma narrativa de humor, mas com um pouco de suspense e terror, assim como os filmes produzidos nessa época.
A HQ tem formato 14,8 x 21cm e os apoiadores podem recebê-la em formato físico ou digital. As recompensas incluem marca páginas e opções com outros quadrinhos dos autores: “Visita”, “Valtinho” e “O Caso do Churrasco na Laje”.
Pacha Urbano, além de quadrinista, é educador, administrando aulas de Roteiro para Quadrinhos da INKO – Escola de Mídias Criativas, além de manter o projeto social “Livro ao Acaso” desde 2009. Suas obras incluem: as tiras “Filho do Freud” que foram compiladas pela editora Zás!, com o terceiro volume pela editora Viés; o livro de minicontos “Vidas Despercebidas”; “O Caso do Churrasco na Laje” (2024), com coautoria de Fred Hildebrand; e “Valtinho”, HQ produzida em conjunto com Marcelo Janú.
Leo Finocchi foi vencedor de três edições do Troféu HQMix: duas vezes campeão na categoria de Melhor Publicação de Humor, uma com “Guia do Culinário Falido” (Balão Editorial/2015), em 2016, e uma por “Hell No! Bem Vindo ao Inferno” (Balão Editorial/2019), em 2020. Ele também venceu na categoria Melhor Web Quadrinho com “Hell No! Meu Pai É o Diabo!” (Balão Editorial/2017), em 2018. Finocchi trabalhou como animador para os estúdios Labocine, 2D Lab e Copa Studio, dando vida a séries como: “Turma da Mônica”, “Peixonauta”, “Sítio do Pica Pau Amarelo” e “Historietas Assombradas”.