18 novembro 2023

Janeiro 06

Por Fora do Plástico

De Pupa
40 páginas
Mino | 2023

Poético, realista e bem cadenciado, Janeiro 06 é um quadrinho curto, mas que parece abrir uma dobra no tempo, para que Pupa conte uma história densa. Na trama, o protagonista faz uma autoanálise, enquanto escreve uma carta para o pai, que está preso. No traço suave do quadrinista, vemos dilemas que começam na infância e se refletem até a idade adulta, enquanto cada página é muito bem usada.

Janeiro 06 é uma história sobre amadurecimento. A paternidade é como um fio condutor, afinal, a ausência do pai é um elemento marcante na vida do protagonista: vê-lo preso quando ainda era um garoto, fugir ao lado da mãe e da irmã, lidar com as cicatrizes que essa relação distante, mas não interrompida, deixou. Essas cicatrizes se manifestam ora na apatia do personagem, ora em comportamentos que parecem se reproduzir como círculos viciosos.

Tudo isso está delineado nas páginas da HQ, que oscila bem entre a narração, os diálogos e as cenas mais poéticas. A narração tem tom de desabafo, reflexiva sem ser exageradamente dramática. Isso também se reflete na arte, em traços finos em tons de cinza. O visual é essencial para a melancolia que o quadrinho transmite, como se em algum momento, os conflitos internos e externos do protagonista fossem importantes para o leitor também.

Janeiro 06 é uma das HQs do projeto Narrativas Periféricas, lançado pela editora Mino. Um começo impressionante de Pupa, que desenvolve no quadrinho uma história altamente relacionável. Seja pelos temas abordados, como a paternidade e o amadurecimento, seja pelos sentimentos gerados, é difícil não se envolver com a obra.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado