O quadrinho “Lo sabes aunque no te lo he dicho”, de Candela Sierra, venceu o Premio Nacional del Cómic, importante premiação dedicada aos quadrinhos na Espanha, realizada pelo Ministério da Cultura do país.
A obra, que já havia rendido à autora o Premio Autora Emergente da ACDCómic, é dedicada a observar a superficialidade das relações contemporâneas, com um olhar crítico e bem-humorado. As ovelhas que estampam a capa remetem ao comportamento de rebanho, traço cada vez mais marcante na vida contemporânea.
O júri destacou a abordagem da quadrinista e sua capacidade de oferecer uma análise da sociedade atual, “aproveitando ao máximo a riqueza expressiva oferecida pela nona arte”. A nota dos jurados também enfatiza que “a narrativa magistral e equilibrada torna impossível abandonar a leitura dessas pequenas histórias geniais, por vezes absurdas, ainda que dolorosamente verossímeis”. A obra receberá 30 mil euros pela premiação.
Candela Sierra, que ainda é inédita no Brasil, é formada em Belas Artes pela Universidade de Granada, com passagens pela Académie Royale des Beaux-Arts de Bruxelas e pela Université Laval de Quebec. Ao El País, a artista disse que encara o prêmio como um incentivo para continuar contando histórias. Originalmente publicado pela Astiberri, o quadrinho sucede “O Corpo de Cristo”, de Bea Lema, também lançado na Espanha pela editora sediada em Bilbao, que chegará ao Brasil pela Comix Zone.
Assim como acontecerá com “O Corpo de Cristo”, vários dos vencedores do Premio Nacional del Cómic ganharam edições brasileiras. É o caso de “Estamos Todas Bem”, de Ana Penyas, publicado pela editora Palavras; “O Paraíso Perdido”, de Pablo Auladell, pela DarkSide; “Rugas”, de Paco Roca, lançado pela Devir; assim como “Ardalén”, de Miguelanxo Prado, que recentemente ganhou uma nova edição pela Conrad.
Outros vencedores já lançados no Brasil são “A Arte de Voar”, de Antonio Altarriba e Kim, pela Veneta, e “Blacksad Amarillo”, publicado pela SESI-SP. Já “Lo sabes aunque no te lo he dicho” ainda não tem previsão para chegar por aqui.
