“História de Jerusalém”, quadrinho de Vincent Lemire e Christophe Gaultier, será publicado pela Editora Nemo em abril. A HQ, que já está em pré-venda, percorre 4 mil anos do desenvolvimento da Cidade Sagrada. Sucesso de vendas na França, a obra retraça a trajetória da Cidade Sagrada, a partir da perspectiva inusitada de uma oliveira milenar do Monte das Oliveiras.
Fruto de uma parceria entre um historiador, Lemire, e um quadrinista, Gaultier, “História de Jerusalém” foi publicado originalmente em 2022 pela Éditions Les Arènes. No ano seguinte, o quadrinho teve suas vendas alavancadas após o conflito entre Israel e Palestina voltar a ser pauta frequente.

Lemire e Gaultier se baseiam em textos sagrados, relatos de habitantes e viajantes, artigos de pesquisadores e arquivos municipais para atravessar as eras de uma cidade reconstruída dezoito vezes até se tornar a Jerusalém atual. Berço das três religiões monoteístas mais cultuadas atualmente – Judaísmo, Cristianismo e Islamismo – e Cidade Sagrada para elas, Jerusalém é também um dos destinos turísticos mais visitados do mundo.
“História de Jerusalém” faz parte de uma aposta da Editora Nemo: a publicação de quadrinhos “explicativos”, que chamam a atenção de um público amplo. A obra vai ser somar a “O Mundo Sem Fim”, Christophe Blain e Jean Marc-Jancovici, “A Vida Secreta das Árvores”, de Fred Bernard e Peter Wohlleben, e a série “Reflexos do Mundo”, de Fabien Toulmé. Por tratarem de temas de grande alcance, quadrinhos como “O Mundo Sem Fim” e “História de Jerusalém” alcançam uma audiência que vai além da chamada “bolha dos quadrinhos”, aponta uma reportagem do jornal Le Parisien.
Em um momento em que o mundo busca compreender os conflitos no Oriente Médio, esta obra oferece uma perspectiva histórica essencial para entender o presente. História de Jerusalém não é apenas uma graphic novel – é uma jornada através do tempo, uma reflexão sobre a coexistência humana e um testemunho da resiliência de uma cidade que continua a inspirar paixões e debates.