A coleção HQ Para Todos, da Conrad, segue em expansão e ampliando a diversidade de obras do selo. Além de “Um Dia em Kara Tepe”, da quadrinista holandesa Mei-Li Nieuwland, previsto para o fim de agosto, a editora agora colocou em pré-venda outros dois títulos: “Iugoslávia 1992”, HQ do mexicano Rodolfo Santullo e do chileno Gonzalo Martínez, e “Parasitic City Volume 0.1”, do japônes Shintaro Kago.
Previsto para setembro, “Iugoslávia 1992” convida o leitor a visitar o horror da guerra não pelo prisma da análise internacional ou da revisão histórica, mas a partir de uma visão local, com foco em duas histórias cotidianas, onde o número de mortos tem nome e sobrenome, e as explosões derrubam os muros mais profundos.
Originalmente publicada na revista digital britânica Aces Weekly, a HQ ganhou sua primeira edição impressa em 2024, pela editora chilena Acción Comics. Com 32 páginas, a versão brasileira conta com tradução de Guilherme Kroll.
Os autores de “Iugoslávia 1992” não são totalmente desconhecidos do público brasileiro. O roteirista Rodolfo Santullo já teve outras obras lançadas no país, como “Malandros” (Comix Zone/2022), “Vikings Zumbis” (Tai/2023) e “Pintamonos” (Quadriculando/2021). Já o desenhista Gonzalo Martínez apareceu apenas uma vez no mercado nacional, também pela Conrad, em 2021, com “Mocha Dick – A Lenda da Baleia Branca”.
Já “Parasitic City Volume 0.1”, o volume extra do primeiro livro da série mais longa de Shintaro Kago, tem previsão de lançamento para outubro. A Conrad vai publicar os volumes da série regular, enquanto as edições extras farão parte da coleção HQ Para Todos. Com 32 páginas, a edição brasileira conta com tradução de Edward Kondo.
Ambientado em um mundo distópico onde os pecados das pessoas são controlados por parasitas, “Parasitic City” é publicado originalmente desde 2023 pela Hollow Press, editora independente italiana especializada em quadrinhos experimentais, com edições simultâneas em italiano, inglês e japonês. Até agora, a série conta com dois volumes, além de três especiais mais curtos. A editora italiana prevê que a obra seja concluída em quatro volumes, acompanhados de quatro edições extras.
Shintaro Kago é um dos mangakás mais cobiçados pelas editoras brasileiras. Com “Parasitic City”, o autor chegará a sete títulos lançados no país, publicados por seis editoras diferentes. As obras já lançadas são os dois volumes de “Dementia 21” (Todavia/2020 e 2023), “Pedacinhos” e “Anamorfose” (DarkSide Books/2024), “A Grande Invasão Mongol” (NewPOP/2023), “A Princesa do Castelo Sem Fim” (Pipoca & Nanquim/2024) e “Dano Cerebral”, que será lançado em setembro pela Comix Zone.