Trem Fantasma abre campanha para HQ de Barry Windsor-Smith recusada pela Marvel

8 agosto 2024
Por Fora do Plástico


Em novembro, a Trem Fantasma vai publicar para o público geral “Adastra na África”, HQ de Barry Windsor-Smith, que originalmente faria parte de “Morte em Vida”, sua colaboração com Chris Claremont em X-Men. A obra já havia sido lançada pela editora em 2023, mas apenas para assinantes do Clube do Trem.

Conhecido por seu trabalho em “Arma X”, “Conan” e “Monstros”, Windsor-Smith também é lembrado por se distanciar dos costumes e ritmos comerciais, o que resultou em relações conturbadas com grandes editoras. A mais conhecida entre elas é o caso de “Monstros”. Projetado para ser uma história do Hulk, a trama foi rejeitada pela Marvel Comics e levou mais de 35 anos entre o início da produção e a chegada às prateleiras das livrarias, pela Fantagraphics (no Brasil, pela Todavia).

“Adastra na África” não teve esse tempo de gestação, mas teve um processo semelhante. A história protagonizada pela Tempestade funcionaria como uma terceira parte de “Morte em Vida”, esta inteiramente criada por ele. No entanto, o quadrinho foi recusado pela Marvel por ser considerada apologia ao suicídio. Em 1999, a Fantagraphics publicou a obra, com alteração na trama, agora protagonizado pela Princesa Adastra, a jovem deusa dos ventos e das tempestades.

Na história, ela viaja para uma aldeia africana e se esforça para trazer a salvação para uma área assolada pela fome. A pré-venda já está disponível no Catarse.

Gostou da leitura? Ajude o Fora do Plástico

Você não precisa de muito para contribuir com o Fora do Plástico. A partir de R$5,00 mensais, ou seja, um cafezinho, você já está nos ajudando a manter o Fora Plástico.
Quero Apoiar
Carrinho atualizado