O quadrinista Hiro Kawahara foi o grande vencedor do 18º Japan International Manga Award com a HQ “A Sereia da Floresta”, publicado primeiro de forma independente e depois, em 2023, pela JBC.
Esta é a primeira vez que uma HQ brasileira recebe o ouro na premiação. Ao longo dos anos, obras como “Ye”, “Romaria”, “Fujie and Mikito” e “Amarelo Seletivo” foram reconhecidas pelo prêmio, porém com bronze e, no caso de “Ye”, prata.
Criado em 2007, o Japan International Manga Award foi idealizado pelo governo japonês para promover a influência do mangá globalmente, ou seja, é uma premiação voltada a artistas não japoneses que criam quadrinhos inspirados no traço e na narrativa dos mangás.
A 18ª edição do prêmio recebeu 716 inscrições de 95 países e selecionou um ouro, três prata e onze bronze. Há ainda outro brasileiro na lista de premiados, Cassio Ribeiro, com a HQ “Última Chamada para Deixar a Terra”, que levou uma das premiações bronze.
Destaque do Japan International Manga Award, “A Sereia da Floresta” traz como protagonista uma sereia que faz um pacto para sobreviver em um outro mundo e em outro corpo. Agora, em uma floresta europeia na Idade Média, ela cruza caminhos com uma médica e alquimista persa. Unidas pelo acaso, as duas precisam se adaptar a essa realidade desconhecida enquanto enfrentam as sombras da Grande Peste e o terror da Inquisição, que se espalham por todo o continente.